Ampliação
Mais de 100 novos leitos pediátricos começam a funcionar a partir da semana que vem na Capital
Prefeitura já havia anunciado 79 novas vagas para internação das crianças; agora, foram incluídos leitos de observação e UTI
A prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta quinta-feira (28) a ampliação dos leitos pediátricos será reforçada. No total, serão 102 novos leitos para atendimento das crianças - 79 destinados a internação, que já haviam sido anunciados na semana passada, 17 para observação e seis de UTI. As estruturas começam a operar a partir de 2 de maio.
LEIA MAIS
Leitos pediátricos de hospitais de Porto Alegre seguem lotados
Primeiro dia de vacinação contra gripe para crianças tem baixa procura nos postos de Porto Alegre
Mais de 34 mil crianças estão com o esquema vacinal contra a covid-19 atrasado em Porto Alegre
Os leitos entrarão em operação em três instituições hospitalares. No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, serão criados 20 novos leitos de internação pediátrica, 12 leitos de observação, e seis de UTI pediátrica. O Hospital Restinga e Extremo-Sul irá disponibilizar mais 29 leitos de internação pediátrica.
Já a partir de 12 de maio, o Hospital Vila Nova, que não oferecia leitos infantis, terá dois novos setores: uma enfermaria com 30 leitos e uma observação de emergência pediátrica, com cinco.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com essa ampliação, a Capital terá o total de 390 leitos pediátricos e 90 leitos de UTI. No entanto, mesmo com o aumento da oferta de vagas, a SMS segue orientando pais e responsáveis a buscar, em casos com menor gravidade, uma das unidades de saúde do município por conta da alta demanda observada nos hospitais nos últimos meses.
Novos leitos disponíveis a partir de maio:
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
/// 20 leitos de internação pediátrica, totalizando 50 leitos
/// 12 leitos de observação pediátrica, totalizando 20 leitos
/// 06 leitos de UTI pediátrica, totalizando 16 leitos
Hospital Restinga e Extremo Sul
/// 29 leitos de internação pediátrica, totalizando 40 leitos
Hospital Vila Nova
/// 30 leitos em nova enfermaria pediátrica
/// 05 leitos de observação em nova emergência pediátrica