Notícias



Região Metropolitana

Saiba quais as atrações para conferir durante a Expoleite Fenasul, em Esteio

Com programação até domingo, agenda inclui exposição de animais, provas de raça e shows

19/05/2022 - 22h43min


Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Enviar E-mail

Considerada um dos grandes eventos da temporada de outono e um aquecimento para a Expointer, a 43ª Expoleite e 16ª Fenasul têm programação até domingo (22) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana. A exposição reúne as principais raças da produção leiteira gaúcha e é tida como uma oportunidade de aproximar o campo e a cidade. 

Para atrair o público e brindar a retomada da feira em formato presencial após dois anos em razão da pandemia, a entrada no parque é gratuita. O acesso dos visitantes é feito pelo portão dois para pedestres e pelo portão um para veículos, ambos na BR-116. A feira segue até domingo (22), às 17h. 

Veja dicas de atrações para visitar no local  

Pavilhão do Gado Leiteiro
Estrelas da feira, as principais raças produtoras de leite estão presentes na exposição. Vacas holandesa, jersey, gir e girolando são alguns exemplos. Ao todo, 687 animais foram inscritos para participar da Expoleite Fenasul, considerando os bovinos de leite, de corte e também os equinos. O passeio é uma oportunidade para conhecer os animais e ver de perto como é feita a ordenha. O espaço também tem exibição de raças de coelhos e de aves. 

Leia mais
Mulheres capacitam-se como encanadoras em Esteio
Família de Esteio busca ajuda para adquirir cadeira de rodas
Em Esteio, idosos podem se inscrever em oficinas gratuitas

Búfalos
Seis exemplares de búfalos fazem a estreia dos bubalinos na Fenasul Expoleite. Levados a Esteio pela Cabanha da Herdade Capão do Tigre, de Gravataí, os animais de comportamento manso e de fácil manejo despertam a curiosidade pelo porte e são atração principalmente entre as crianças. A presença da raça na feira tem a função de divulgar o que a produção de leite de búfala tem a oferecer, em complemento ao leite bovino. 

Guilherme Giambastiani, cabanheiro da propriedade, destaca que o mercado gaúcho costuma ser mais focado na carne, diferentemente de outras regiões do país como Minas Gerais e São Paulo, onde a produção leiteira é mais difundida. 

— Chegou a hora de o RS explorar esse mercado também. A muçarela já é destaque nas gôndolas, agora é pegar carona nesse nicho que já existe e saber trabalhar. A genética a gente já tem, falta trabalhar a cadeia — diz Giambastiani. 

Cavalo crioulo
A tradicional pista do cavalo crioulo, palco de importantes provas como o Freio de Ouro durante a Expointer, está com as porteiras abertas na Fenasul Expoleite para etapas classificatórias da principal competição da raça. São as provas da Classificatória Gaúcha Sul, que vão até domingo (22) pela manhã, quando será disputada a fase final das categorias de machos e fêmeas, a partir das 8h10min. Ao longo da sexta-feira e do sábado o público pode acompanhar outras provas de campo e mangueira.  

Multifeira e agricultura familiar
Bancas de flores, artesanato, utilitários para casa e outros serviços são atração da Multifeira de Esteio, instalada no espaço que tradicionalmente abriga o pavilhão da agricultura familiar durante a Expointer. Outras bancas de agroindústrias gaúchas ocupam o espaço comercializando produtos como mel, salame e laticínios. Os estandes podem ser visitados das 14h às 20h. 

No local também fica a praça de alimentação da exposição, com opções de lanches e food trucks que vendem pizza, pastel, chope, crepe e entrevero. No palco de shows, também no pavilhão, a programação terá palestras nesta sexta-feira e apresentações de música no sábado e no domingo. A agenda completa de atrações pode ser conferida neste site


MAIS SOBRE

Últimas Notícias