Torta fria de atum: confira a receita do Paulo - Notícias

Versão mobile

 
 

Receita do Leitor18/05/2022 | 08h59Atualizada em 18/05/2022 | 08h59

Torta fria de atum: confira a receita do Paulo

Facilidade e rapidez tornam a preparação ideal para vários momentos. Aprenda a fazer e delicie-se

Torta fria de atum: confira a receita do Paulo Arquivo pessoal / Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Além do sabor, Paulo aposta na decoração do prato Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

O cozinheiro Paulo Roberto Oliveira, 58 anos, deu seus primeiros passos profissionais dentro de uma cozinha, ainda na juventude. Morador de Gravataí, durante quatro anos, conta, serviu às Forças Armadas e era responsável pela preparação de refeições. Nessa época, despertou o gosto pela gastronomia e, mesmo quando precisou trabalhar em outras áreas, não perdeu o contato com a culinária.

– Trabalhei um bom tempo com metalurgia e, depois, fiz um concurso para ser cozinheiro – diz ele, que hoje atua na rede municipal de ensino de Cachoeirinha.

Lá, Paulo segue um cardápio mais rígido para atender às crianças, mas ainda assim diz que aprende muito sobre os alimentos. Ele explica que é preciso conhecer o que cozinha até mesmo para esclarecer as dúvidas e anseios dos pequenos sobre o que estão comendo.

 LEIA MAIS
Nhoque de banana com calda de caramelo: confira a receita do Ronald
Panqueca de couve da Catia: aprenda a preparar uma receita nutritiva e saborosa
Malvcake de Maçã: aprenda o passo a passo da receita da Jana 

Apesar dos aprendizados e das descobertas gastronômicas ao longo dos anos de profissão, ele revela que a receita da sua torta de atum veio da mãe. Foi ela quem passou a ele as instruções de preparo do prato que, hoje, faz sucesso na família e na escola em que trabalha.

– Faço sempre essa torta para os amigos e para as reuniões de família. Na escola também, os colegas sempre pedem que eu faça – aponta.

Questionado se essa é a prova de o quanto a preparação é saborosa, ele é rápido em responder.

– Faz sucesso, nunca ninguém reclamou – conta, aos risos.

MEU SEGREDINHO

/// – É variar na decoração para sempre ficar diferente. Gosto de usar cenoura, beterraba e milho. Mas dá para optar por outros complementos.

O cozinheiro Paulo Roberto Oliveira, 58 anos, deu os primeiros passos profissionais dentro de uma cozinha ainda na juventude. Durante quatro anos, conta, serviu às Forças Armadas e era responsável pela preparação de refeições. Nessa época, despertou o gosto pela gastronomia e, mesmo quando precisou trabalhar em outras áreas, não perdeu o contato com a culinária.<!-- NICAID(15097144) -->
Preparação é simples e requer poucos processosFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

INGREDIENTES

    1 lata de atum ralado ou com molho de tomate
   1 caixa de creme de leite
   250g de maionese
   1 pacote de pão de torta fria ou pão de fôrma sem cascas
   1/2 cubo de caldo de frango ou de carne
   1 cenoura crua ralada
   1 beterraba ralada
   1 sachê de milho em conserva

MODO DE PREPARO

/// Misture o atum, o creme de  leite e duas colheres de maionese e reserve. Dissolva o caldo de frango ou carne em meia xícara de água fervente.

O cozinheiro Paulo Roberto Oliveira, 58 anos, deu os primeiros passos profissionais dentro de uma cozinha ainda na juventude. Durante quatro anos, conta, serviu às Forças Armadas e era responsável pela preparação de refeições. Nessa época, despertou o gosto pela gastronomia e, mesmo quando precisou trabalhar em outras áreas, não perdeu o contato com a culinária.<!-- NICAID(15097141) -->
Atum, creme de leite e parte da maionese são misturados para preparar o recheioFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

/// Distribua as fatias do pão em um refratário e vá molhando os com o caldo, mas cuidado para não os encharcar.

O cozinheiro Paulo Roberto Oliveira, 58 anos, deu os primeiros passos profissionais dentro de uma cozinha ainda na juventude. Durante quatro anos, conta, serviu às Forças Armadas e era responsável pela preparação de refeições. Nessa época, despertou o gosto pela gastronomia e, mesmo quando precisou trabalhar em outras áreas, não perdeu o contato com a culinária.<!-- NICAID(15097142) -->
Se optar pelo uso do pão de fôrma, ele deve ser descascadoFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

/// Coloque por cima uma parte do molho de atum e vá intercalando camadas de pão e molho.

O cozinheiro Paulo Roberto Oliveira, 58 anos, deu os primeiros passos profissionais dentro de uma cozinha ainda na juventude. Durante quatro anos, conta, serviu às Forças Armadas e era responsável pela preparação de refeições. Nessa época, despertou o gosto pela gastronomia e, mesmo quando precisou trabalhar em outras áreas, não perdeu o contato com a culinária.<!-- NICAID(15097143) -->
Camadas de pão e creme de atum são intercaladasFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

/// Na última, cubra o pão com o restante da maionese e decore com a cenoura, o milho e a beterraba.

O cozinheiro Paulo Roberto Oliveira, 58 anos, deu os primeiros passos profissionais dentro de uma cozinha ainda na juventude. Durante quatro anos, conta, serviu às Forças Armadas e era responsável pela preparação de refeições. Nessa época, despertou o gosto pela gastronomia e, mesmo quando precisou trabalhar em outras áreas, não perdeu o contato com a culinária.<!-- NICAID(15097146) -->
Ao final, a decoração é parte importante da receitaFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

 TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
RENDIMENTO: 8 a 10 fatias

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!

/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  

/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    

/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas  

Produção: Guilherme Jacques

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros