Vacinação contra covid-19, gripe e sarampo: veja como será o serviço em Porto Alegre nesta sexta-feira - Notícias

Versão mobile

 
 

Com nova regra 19/05/2022 | 22h35Atualizada em 20/05/2022 | 08h31

Vacinação contra covid-19, gripe e sarampo: veja como será o serviço em Porto Alegre nesta sexta-feira

Quarta dose passa a ser oferecida para pessoas a partir dos 65 anos

Vacinação contra covid-19, gripe e sarampo: veja como será o serviço em Porto Alegre nesta sexta-feira Cristiane Barcelos / Divulgação/Divulgação
Foto: Cristiane Barcelos / Divulgação / Divulgação
GZH
GZH

O serviço de vacinação contra a covid-19 ocorrerá nesta sexta-feira (20) em Porto Alegre com uma novidade. Além do público atendido anteriormente, a partir desta sexta, pessoas a partir dos 65 anos podem procurar a quarta dose da vacina, desde que a terceira aplicação tenha sido realizada antes de 19 de janeiro (quatro meses). Para este público e para toda a população acima de 12 anos, a imunização ocorrerá em 23 locais: no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde, seis delas com atendimento até às 21h (confira abaixo). 

Já a vacinação do público entre cinco e 11 anos contra o coronavírus ocorre em 26 locais, sendo nove com atendimento até as 21h (confira a lista abaixo). Também é possível fazer o agendamento da vacinação para o turno da noite, por meio do app 156+POA. 

Leia mais
Porto Alegre anuncia vacinação da quarta dose para pessoas com 65 anos ou mais
RS chega a 50% da população com dose de reforço contra a covid-19
Em função do aumento de casos de covid-19, governo do RS emite avisos para todas as regiões

A Capital também oferece vacinas contra a gripe e contra o sarampo, que estarão disponíveis em 124 unidades de saúde, conforme seus respectivos horários de funcionamento. A unidade móvel de vacinação estará na garagem da Nortran, na zona norte, entre 9h e 17h, para realizar a imunização dos rodoviários, que deverão apresentar crachá da empresa e, no caso do reforço contra a Covid-19, carteira de vacinação . Essa ação seria realizada na terça-feira (19), mas foi cancelada na oportunidade devido à passagem da tempestade Yakecan.


Confira o serviço da vacinação:

Gripe

  • Público:  pessoas a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.   
  • Onde: nas 124 unidades de saúde, de acordo com o horário de funcionamento. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
  • Documentação:  idosos devem apresentar documento que comprove a idade; gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante; professores e demais profissionais, comprovação do vínculo de trabalho, como crachá ou contracheque. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.   

Sarampo

  • Público: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até cinco anos incompletos.
  • Onde: nas 124 unidades de saúde onde também é oferecida a vacina da gripe. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
  • Documentação: deve ser apresentada caderneta de vacinação.

Covid-19 para adultos e adolescentes maiores de 12 anos

  • Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose
  • Onde: Shopping João Pessoa e 22 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza atendem até às 21h. Mais informações neste link.
  • Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias
  • Terceira dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses. 
  • Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 65 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen).
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Covid-19 para crianças

  • Público:  todas as crianças a partir de cinco anos que precisam de primeira ou segunda dose
  • Onde: 26 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza atendem até às 21h. Mais informações neste link.
  • Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos 8 semanas
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização assinada.
 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros