Notícias



Seu Problema é Nosso 

Moradores de Itapuã pedem por obras em vias

As estradas da zona rural de Viamão não oferecem condições de trafegabilidade; subprefeitura promete reparos para breve

03/06/2022 - 09h54min


Arquivo pessoal / Reprodução
As vias são irregulares e não têm pavimentação, sendo de areia e terra vermelha

Buraqueira e atoleiro têm causado reclamações e insatisfação dos moradores de Itapuã, distrito localizado na zona rural de Viamão. A comerciante Cristina Machado, 37 anos, contou ao DG em abril que as estradas da Quebrada, Beco dos Laços e Curral da Macega, que ligam o distrito à zona urbana da cidade, não oferecem condições de trafegabilidade. 

Segundo ela, as vias são irregulares e não têm pavimentação, sendo de areia e terra vermelha. Quando chove, as estradas ficam ainda piores, com grandes buracos e água acumulada. Assim, até mesmo ônibus e caminhões têm dificuldade de realizar travessias. 

– Já aconteceu muitas vezes de crianças ficarem na estrada, com fome, em uma área onde não tem sinal de telefone, porque o ônibus escolar atolou. Imagina a preocupação das famílias até os pais descobrirem em que ponto da estrada o veículo ficou – pontua Cristina. 

LEIA MAIS
Grupo Marias, em Porto Alegre, trabalha empoderando mulheres
Moradora reclama da falta de pavimentação em Alvorada
Determinação para seguir em frente: o que já mudou na vida dos leitores acompanhados pelo DG

Em outro trecho de Itapuã, no Beco dos Cachorros, via que leva à Curral da Macega, a agricultora aposentada Vanda Terezinha Sanhudo Ramos, 61 anos, também relata situação parecida. 

– O ônibus da escola da minha neta vem até certo ponto e volta. Ele não passa aqui porque a estrada está toda esburacada. Se começar a chuvarada que está marcando, minha neta vai ter que parar de ir para a escola porque não vai ter condições de usar a rua – lamenta. 

Vanda diz que, há cerca de quatro anos, as máquinas da prefeitura não fazem uma restauração profunda na via – apenas tapam buracos, o que faz com que o problema retorne com frequência e não seja resolvido.

Arquivo pessoal / Reprodução
No Beco dos Cachorros, neta de Vanda deveria pegar o ônibus escolar

Inacessível

Essas questões impactam na qualidade de vida dos moradores que, por vezes, ficam sem acesso a educação, saúde e segurança por não conseguirem se locomover na cidade. 

– Um senhor teve uma hemorragia e não conseguiu passar pela rua. Ele precisou chamar o filho, que é de Porto Alegre, para conseguir ir ao hospital. Nesse tempo que levou, poderia ter acontecido algo pior – exemplifica Cristina. 

Ela ainda conta que, até para carros da Brigada Militar e para ambulâncias, a situação é difícil. De acordo com a moradora, em alguns momentos, a situação das vias impossibilita a efetividade desses serviços essenciais. 

Sem solução

Cristina vive desde 2014 em Itapuã e explica que o problema piorou recentemente, após o início de uma obra no bairro Parque Florestal, no limite de Viamão com Porto Alegre. Caminhões passaram a buscar toneladas de areia em jazidas da região e transportar até a obra, deteriorando ainda mais as vias. 

Informalmente, a subprefeitura disse à comunidade que os restauros nas estradas aconteceriam assim que os caminhões com areia parassem de trafegar pelo distrito. Porém, segundo Cristina, há cerca de um mês os veículos já não passam pelo local. 

Apesar disso, da reportagem do DG feita em abril, de reuniões com o subprefeito, Luis Augusto da Silva, e da abertura do protocolo 1417/2022 junto à prefeitura, Cristina relata que não houve muito avanço no período. Apenas um pequeno reparo em um trecho da Estrada da Quebrada.

Arquivo pessoal / Reprodução
Quando chove, as estradas ficam ainda piores, com grandes buracos e água acumulada

Subprefeitura promete reparos para breve 

A subprefeitura de Viamão responsável pelo distrito de Itapuã afirmou, por meio da assessoria de comunicação, que, por se tratar de um período chuvoso, a demanda por restauros de estradas é mais frequente. Porém, que, “com chuva, não é possível trabalhar nesse problema”. 

Apesar disso, afirmam que as ações nas estradas da Quebrada, Beco dos Laços, Curral da Macega e Beco dos Cachorros serão intensificadas. “Devemos estar lá fazendo o serviço na terça e quarta (da semana que vem), após a chuva”, afirmam. 

A assessoria diz que serão feitos nas vias o patrolamento e o ensaibramento, além da abertura de saídas de água onde for necessário o escoamento

Produção: Júlia Ozorio



MAIS SOBRE

Últimas Notícias