Notícias



Receita do leitor

Conheça o risoto gaúcho da Fabiane

Fã de risotos, ela quis dar ao prato a cara dos gaúchos. Então, combinou carne de panela, moranga caramelizada e couve

13/07/2022 - 18h54min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Prato foi premiado no Concurso Culinária de 2020

Ao participar do Concurso Culinária do DG em parceria com Asun Supermercados em 2020, a gastróloga Fabiane Ferreira de Paula, 49 anos, queria apresentar um prato que tivesse a cara do Rio Grande Sul. Para tanto, a moradora de Canoas resolveu unir sabores que são presença constante nas mesas em todo o Estado a uma preparação que sempre foi popular na casa dela. Assim, nasceu o Risoto Gaúcho. 

– Desde que eu conheci o risoto, quando eu estudava, passei a fazer muito. Quando encontro minhas irmãs, que moram longe, a gente faz, porque é um prato que sempre fica bom – revela. 

LEIA MAIS
Veja como fazer a flor de creme de avelã da Letícia
Almôndegas de abobrinha: confira a receita da Júlia
Pensando no Dia da Gastronomia Sustentável, Cláudia ensina a fazer a bolacha cracker com sobra de arroz 

Com isso em mente, Fabiane construiu uma receita de combinações infalíveis: carne de panela, acompanhada das já tradicionais moranga caramelizada e couve crocante. O prato rendeu a ela a 16º posição na competição, da qual só participou por uma forcinha do destino. 

– Eu trabalhava por temporadas no Exterior e, com a pandemia, precisei voltar para cá. Um dia fui ao Asun, vi a ficha de inscrição e pensei em arriscar. 

Depois disso, o prato se tornou mais um entre os risotos que gosta de criar. Ela conta que, em sua casa, um risoto é sempre a primeira opção. Isso porque a preparação é versátil e, embora seja mais elaborada, oferece muita liberdade de criação. 

– E foi o que eu fiz. Peguei tudo o que já comemos aqui e adaptei. Ficou muito saboroso – conclui. 

MEU SEGREDINHO
/// Para acompanhar, a moranga caramelizada tradicional é ainda melhor se feita em cubinhos. Já a couve crocante deve ser frita em óleo por 15 ou 20 segundos e ficar escorrendo em papel toalha. 

INGREDIENTES

500g de paleta sem osso
 1 cebola e meia picada
 2 dentes de alho amassados
 2 colheres (sopa) de óleo
 1 pitada de açúcar
 3 xícaras de água
 Tomilho a gosto
 250g de arroz arbóreo
 300ml de caldo de carne
 100g de manteiga
 100ml de vinho branco seco
 200g de queijo parmesão ralado
 Sal e pimenta do reino a gosto 

MODO DE PREPARO

///  Esquente o óleo na panela de pressão, coloque o açúcar e deixe dourar. Frite a carne e, assim que estiver selada, coloque o equivalente a uma cebola, o alho, o tomilho e a água. 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Primeiro passo envolve a preparação da carne e dos temperos

/// Deixe em torno de 20 minutos na pressão. Depois, desfie a carne e reserve. Em outra panela, ferva o caldo de carne e reserve. Já em uma terceira, derreta a manteiga e refogue o restante da cebola, sem dourá-la. 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
A proteina deve ser desfiada depois de cozida

/// Em seguida, coloque o arroz e o vinho e mexa até evaporar o álcool. Aos poucos, vá acrescentando o caldo quente e, depois, o sal e a pimenta. Mexa até ficar al dente (cozido, mas com textura firme). Antes de chegar no ponto, acrescente a carne. E misture.

Arquivo pessoal / Arquivo Pessoal
Arroz deve ficar em ponto al dente

/// Retire do fogo, coloque o restante da manteiga e do queijo parmesão. Deixe descansar por 1 minuto.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Prato é servido com moranga caramelizada e couve crocante

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Produção: Guilherme Jacques


MAIS SOBRE

Últimas Notícias