Notícias



Seu Problema é Nosso

Educandário pede ajuda para manter atendimento

Instituição acolhe crianças e jovens com deficiências físicas

08/07/2022 - 14h19min


Jonathan Heckler / Agencia RBS
Entidade atua na Capital há mais de 80 anos

Uma entidade que cuida, também merece e precisa ser cuidada. Este é o caso do Educandário São João Batista, localizado no bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre, instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes com deficiências físicas.

Para seguir e aprimorar sua atuação, que já se estende por mais de 80 anos na Capital, o Educandário conta com a ajuda da comunidade, por meio de doação de alimentos, produtos de higiene e de limpeza, além do trabalho voluntário e de apoio financeiro.

De acordo com a secretária geral do Educandário, Sabine Knogl, por lá, mais de 160 jovens, de famílias que possuem renda de até três salários mínimos, recebem atendimento médico, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia. Todos podem permanecer na instituição até completarem 21 anos de idade. 

Além disso, no local, há uma escola que atende cerca de 30 crianças entre a primeira e quarta série do Ensino Fundamental. 

LEIA MAIS:
Via sem asfalto e sinalização gera reclamações em Imbé
Atleta pede apoio para ir a torneio no Rio de Janeiro

Financeiro

Jonathan Heckler / Agencia RBS
Ala de fisioterapia aquática está fechada há quatro anos

Sabine destaca que os atendidos recebem três refeições por dia e, mensalmente, uma cesta básica para levar para casa:

– É um desafio. Todos os dias corremos atrás de doações em dinheiro, pois são as que mais ajudam a manter o Educandário de portas abertas.

Segundo Priscila Gauto, uma das coordenadoras do Educandário, o terreno do local tem área de 2,5 mil metros quadrados. Porém, a parte de fisioterapia aquática, por exemplo, está fechada há mais de quatro anos, por falta de fisioterapeutas e recursos financeiros.

Ao todo, são 32 funcionários que trabalham no regime de Consolidação das Leis do Trabalhos (CLT). Estes, da área da saúde, não são voluntários, visto que a instituição precisa de profissionais capacitados e com registro para atuação. O voluntariado fica para outras tarefas que não tenham esses requisitos.

Vínculo

– Muitos questionam por qual motivo pagamos nossa equipe, mas é exatamente por isso. O vínculo do paciente com o terapeuta é fundamental – explica Priscila.

Ela salienta que o tipo de serviço que o centro oferece nem sempre é encontrado no Sistema Único de Saúde (SUS) com regularidade e consultas contínuas:

– O Educandário consegue preencher essa lacuna, mas não consegue atender mais crianças. Com o espaço que temos, poderíamos ter mais profissionais e mais atendidos. 

Carine Mallet Lima, 41 anos, mãe de Lucas Mallet Lima Serrati, 16 anos, que é paciente da instituição, garante:

– Somos acolhidos pelos profissionais para melhorar a qualidade de vida dos nossos filhos.

Apoio 

O prédio construído na década de 1930 necessita de pintura, reparos no telhado e na fachada. Ao longo dos anos, por meio de donativos, a entidade vem passando por melhorias, mas a demanda é constante.

No momento, a direção está pedindo lâmpadas de led e também brita grossa ou cascalhos – para a área externa, onde há formação de poças e barro, dificultando o acesso dos cadeirantes e trânsito de carros após a chuva. Tintas, preferencialmente na cor branca, para recuperação da fachada, também ajudam na conservação do prédio.

Além disso, os setores clínicos e psicopedagógicos precisam de um aparelho celular novo, compatível para o envio de mensagens pelo WhatsApp, para comunicação com os responsáveis pelas crianças atendidas na entidade.

Café com leite

Outra doação de grande importância, considerando os dias de frio e a alta inflação, é de café e de leite para servir nos lanches de pacientes e alunos. Segundo a direção, mais de 20 litros de café com leite são consumidos diariamente nas três refeições para os quase 200 pacientes, alunos e acompanhantes responsáveis pelos menores. 

Na próxima segunda-feira, dia 11,  a instituição lançará, por meio de suas redes sociais, uma rifa online, em celebração ao Dia dos Pais, para angariar fundos para o centro. O sorteado será premiado com um kit de cerveja artesanal, fornecido por uma cervejaria da Capital.

LEIA MAIS
Abandonada, obra de escola preocupa moradores da Capital
Moradores pedem manutenção em rua de Viamão
Outros sonhos para grandes sonhadores: veja como foi o mês de junho para os leitores acompanhados pelo DG 

Maneiras de ajudar o Educandário

/// Doações de materiais de higiene, agasalhos, alimentos, produtos de limpeza e outros são bem-vindas. Elas podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Tenente-Coronel Mário Doernte, n° 200, no bairro Ipanema, na Capital.

/// Também é possível contribuir por meio de depósito: Banrisul, agência 0085, conta corrente 06.031.666.0-6. Ou, se preferir, via pix: 92967702/0001-67 (CNPJ).

/// Junte e doe tampinhas plásticas (não somente as de garrafas pet) para o Educandário. 

/// As doações com dedução do Imposto de Renda devido podem ser feitas por pessoas físicas, destinando até 6% para o Funcriança. Pessoas Jurídicas, até 1%.

/// Interessados em ajudar e saber mais detalhes podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98141-0120 ou pelo telefone (51) 3246-5655. Neles, é possível pedir o boleto solidário, para contribuir mensalmente com a instituição.

/// Há também as redes sociais do instituto: @educandario.sjb no Facebook e no Instagram.

Produção: Leonardo Bender


MAIS SOBRE

Últimas Notícias