Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares e o velho da ilha do vento

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados

03/06/2023 - 05h00min


Manoel Soares / Arquivo Pessoal

Um africano andava em uma ilha onde moravam 50 famílias. Esta ilha era famosa porque ventava muito. Todos nessa ilha eram mais jovens que ele. Todos viviam ocupados com seus afazeres: alguns nas plantações, outros cuidando das crianças e outros pescando. E ele era o responsável por contar as histórias, por ser o mais velho.

Sempre perguntavam como ele havia conseguido envelhecer na ilha, já que ninguém havia conseguido. Ele dizia que havia conseguido vencer o vento. Certo dia, um garoto disse a ele que queria ser tão velho como ele e queria aprender esse truque. Ele disse que, para a sabedoria, não existia truque. A sabedoria exige compromisso e constância. 

Um dia, esse velho pediu ao menino que se levantasse às cinco da manhã. Os dois juntos encheram os bolsos de pedras e começaram a andar pela ilha. Para cada passo dado era uma pedra no bolso. Quando o sol já estava no meio do céu, não havia mais lugar para colocar pedras em seus bolsos. Nesse momento, uma ventania muito forte começou na ilha. Todos saíram de casa muito apavorados. O vento forte levou todos ao mar. Os únicos que ficaram foram aqueles que tinham pedras em seus bolsos. 

Nessa hora, o menino lembrou que, enquanto ele andava com velho, muitos riam dele. Diziam que ficaria doido. Diziam que, se ele continuasse daquele jeito, não chegaria à vida adulta com sanidade. Mal sabiam eles que aquelas pedras impediriam que o vento carregasse os sonhos para o lugar que os olhos não mais fossem alcançar.

Leia mais colunas de Manoel Soares
Moda que fala
Esquece a raiva
A Lei 10.639

Ao longo da nossa vida, alguns velhos nos convidam para acordar antes do sol nascer e colocar pesadas pedras de conhecimento em nossos bolsos. Alguns jovens arrogantes riem dessas pedras de conhecimento, desdenham e nos fazem parecer ridículos. Porém, quando o vendaval das dificuldades chega, são essas pedras de conhecimento que garantem que não seremos levados.

Aos poucos, os bolsos que carregavam pedras de conhecimento, passam a carregar pedras de sabedoria. E, nesse momento, a ilha do vento passa a ter dois habitantes: o velho e o menino. Mas o que eu ainda não contei para vocês é que chegou um dia que o velho não quis mais juntar pedras. E ele disse ao menino: “Agora, é só você”.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias