Notícias



Blitz DG

Saiba onde é possível encontrar bebedouros disponíveis na área central de Porto Alegre

Reportagem percorreu o Mercado Público, a Redenção, a Praça da Alfândega, o Terminal Parobé e a Orla do Guaíba

31/01/2019 - 07h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Redenção possui 11 bebedouros, nove deles funcionam normalmente

O calor em Porto Alegre neste verão não facilita a vida de quem precisa circular pela região central da cidade. O sol escaldante faz o corpo pedir água com frequência. E, para quem não carrega sua própria garrafa ou não está disposto a pagar pelo líquido, encontrar um bebedouro público é tarefa difícil. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Nesta semana, o Diário Gaúcho visitou cinco pontos de grande movimento na região central de Porto Alegre: o Mercado Público, o Terminal Parobé, a Praça da Alfândega, o Parque da Redenção e a nova Orla do Guaíba. Conforme a Blitz DG verificou, apenas na Redenção é possível encontrar os equipamentos. E, ainda assim, nem todos os pontos de distribuição de água estão funcionando.

Fatores como vandalismo e alto custo são apontados pelo poder público como motivos pelos quais é difícil manter bebedouros nestes pontos. Porém, para quem circula pelos locais, o equipamento faz falta. Haitiano que vive há seis anos na Capital, o padeiro Ernso Elysee, 40 anos, sente falta de bebedouros no local, principalmente nos dias mais quentes.

– Se tivesse, ajudaria bastante. Quando está muito calor, uso a pia do banheiro para me refrescar – conta.

Fernando Gomes / Agencia RBS
O padeiro sente falta dos equipamentos no Terminal Parobé

Trabalhando em uma farmácia no Centro, Pyetra Porto, 21 anos, costuma aguardar o início do expediente na Praça da Alfândega.  Ela acredita que a água disponível seria uma boa ajuda contra o calorão:

– Se chego cedo e preciso de água, tenho que ir no serviço buscar. 

 Leia também
Saiba como estão as condições das praias mais populares do Litoral Norte
Espera por ônibus acontece no escuro, no Centro Histórico de Porto Alegre
Como estão os terminais de ônibus de Porto Alegre

Patrimônio

O Mercado Público de Porto Alegre também não conta com bebedouros para suprir a sede das milhares de pessoas que cruzam o local diariamente. Além dos próprios moradores da cidade, o local também recebe turistas. O industriário aposentado Zanoni dos Santos, 69 anos, reclama da situação. Quando a sede aperta, ele tem de comprar água em alguma das bancas do comércio.

– Parece até estratégia comercial. A gente fica com sede, não tem bebedouro, acaba comprando água mineral – critica ele.

Os traços modernos da reformada Orla do Guaíba também não contemplam essa necessidade básica dos frequentadores: tomar água. O espaço, que tem ciclovia, calçadas, deques e passarelas, não conta com uma opção sequer para quem está com sede. A saída é comprar o líquido. 

– Eu venho correr aqui, sempre trago um trocado no bolso para comprar água, pois sei que não vou encontrar bebedouro – relata Gabriel Santos, 27 anos, que trabalha como motorista de aplicativo. 

Na redenção, alívio no calor

Dos cinco pontos visitados pela reportagem, apenas a Redenção conta com bebedouros públicos. São 11 equipamentos espalhados pelo parque, principalmente, próximo das pracinhas e de pontos mais movimentados. Entre eles, nove funcionam e dois estão em manutenção. 

A autônoma aposentada Rose Rabelo, 55 anos, costuma correr pelo parque. Quando bate a sede, ele recorre aos equipamentos, que considera essenciais.


– Para quem não tem o costume de andar com uma garrafinha de água, é uma baita ajuda – diz Rose.

Depois de brincar no escorregador e correr de um lado para o outro em uma das pracinhas da Redenção, a pequena Alice Martinez, seis anos, utiliza o bebedouro mais próximo para se refrescar. Mãe da menina, a professora Cristiana Martinez, 40 anos, acredita que a água disponível de graça faz a diferença na rotina de quem frequenta a Redenção:

– Apesar de alguns não funcionarem, ajuda muito quando tem um por perto para matar a sede.

O que dizem os responsáveis
/// Mercado Público – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) explicou que não é possível instalar bebedouros no local, em função das normas do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, pois a parte central e os corredores devem estar desobstruídos. Além disso, por ser tombado pelo patrimônio histórico, o local tem regras restritivas quanto ao encanamento. A possibilidade será avaliada quando o segundo andar for liberado.

/// Orla do Guaíba – Empresa que adotou a nova orla, a Uber explica que cogitou a instalação dos equipamentos. Porém, este item não foi previsto no projeto de revitalização. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) confirmou a informação.

/// Praça da Alfândega – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) aponta as dificuldades de manutenção e o vandalismo como razão para retirada da maior parte dos bebedouros das praças. Segundo a SMSUrb, uma das peças do equipamento chega a custar R$ 400, o que dificulta o reparo. Por isso, não está nos planos colocar bebedouros nos locais.

/// Parque da Redenção – Segundo a Smams, o local possui 11 bebedouros, dois deles em manutenção. A conservação é feita com frequência. 

/// Terminal Parobé – Segundo a prefeitura, não há projeto para instalação de bebedouros em terminais de ônibus.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias