Polícia



Mapa das mortes

Viamão e Gravataí: as cidades onde os homicídios foram controlados no primeiro semestre

Conforme levantamento do DG, o primeiro município teve queda de 24,2%, e o segundo, de 22,9%

08/07/2015 - 07h09min

Atualizada em: 08/07/2015 - 07h09min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Na contramão da nova alta de homicídios da Região Metropolitana estão Viamão, com queda de 24,2%, e Gravataí, de 22,9%. Nos primeiros seis meses do ano passado, os dois municípios estavam entre as principais dores de cabeça das autoridades de segurança. A estratégia para frear o ritmo dos crimes foi a resposta rápida.

Foi assim na manhã seguinte à morte do adolescente Vinícius de Andrade, 16 anos, no começo de junho, na Vila Rica. Ele foi morto a tiros no crime que deixou ainda três amigos feridos. Teriam sido alvejados a esmo por criminosos de outro bairro em um suposto recado de que invadiriam a vila. A invasão não aconteceu provavelmente porque a polícia marcou presença na região.

Número de homicídios cresce 5,6% na Região Metropolitana
Latrocínios têm queda de 13,3% na Região Metropolitana no primeiro semestre
Cidades sem especializadas apresentam aumento expressivo nos homicídios
Renato Dornelles: disputas sangrentas

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia

Desde as primeiras horas daquela manhã, os agentes da Delegacia de Homicídios local circulavam pela região colhendo informações, mas, sobretudo sendo vistos. A estratégia é apontada pelo delegado Anderson Spier como um dos motivos para, no primeiro trimestre, os homicídios terem caído pela metade na cidade. A morte de Vinícius, no entanto, ainda não foi elucidada.

Em Viamão, a estratégia é semelhante, porém, o atual resultado não chega a empolgar o titular da Delegacia de Homicídios, delegado Carlos Wendt.

- Os homicídios são cíclicos. Nós fazemos ofensivas fortes, conseguimos prender muitos homicidas e a situação acalma. Depois de um tempo, eles saem da cadeia e têm contas a acertar - comenta.

Mapa dos homicídios | Create infographics

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias