Saúde
Testes de HIV grátis na Restinga e Redenção: saiba como participar
Projeto Fique Sabendo pretende ampliar número de testes voluntários e a prevenção contra o vírus
Capital brasileira e cidade com os mais altos índices de detecção do vírus HIV nos últimos cinco anos, Porto Alegre recebe a unidade móvel do projeto Fique Sabendo nesta sexta sexta-feira e no domingo, com testes de HIV gratuitos para jovens na faixa dos 15 aos 29 anos. Com privacidade, o resultado é informado em 30 minutos.
Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostram que, em 2014, foram registrados 94,2 casos por 100 mil habitantes.
Na Restinga, os exames estarão disponíveis nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, 10h às 16h, na Rua Macedônia, 100.
Já na Redenção, o serviço será oferecido no domingo, dia 9, das 16h às 20h, em frente do Monumento ao Expedicionário.
A intenção do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, com o uso de preservativo, além de aumentar o encaminhamento para tratamento e a retenção, para que o jovem diagnosticado com HIV comece o tratamento o quanto antes e não abandone o uso da medicação antirretroviral, importante para a qualidade de vida.
Leia mais
Menina de Porto Alegre precisa de palmilhas ortopédicas para realizar o sonho de dançar balé
Deixar o feijão no vinagre elimina bactéria? Entenda a mensagem que circula no WhatsApp
O projeto Fique Sabendo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre. A população em geral tem acesso a testes rápidos de HIV nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.