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Veja por que a mensagem que circula no WhatsApp sobre mudanças no aplicativo é falsa

No início da tarde desta quinta-feira, um comunicado supostamente assinado pelo diretor da empresa começou a repercutir

17/12/2015 - 21h25min

Atualizada em: 05/05/2017 - 10h30min


Alguns usuários aproveitaram o bloqueio do WhatsApp para reacender os boatos de que o aplicativo passaria a ser pago. Após voltar a operar, no início da tarde desta quinta-feira, uma mensagem supostamente assinada pelo diretor da empresa, pedindo para que os usuários repassassem a informação, começou a circular pelo aplicativo.

A mensagem informava aos usuários que o número de contas disponíveis estava se esgotando, dando a entender que o bloqueio teria sido causado pela grande quantidade de contas ativas. Por isso, alertava os usuários para que eles repassassem a informação a fim de confirmar sua atividade no aplicativo, caso contrário, a conta seria desativada.

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Outra informação que deixou muita gente preocupada foi a de que o serviço passaria a ser pago a partir de amanhã, com cobrança de R$ 0,37 por mensagem enviada.

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Boatos como esses já circularam diversas vezes pela internet. Mas, desta vez, muitos usuários ficaram em dúvida se realmente não poderia ser verdade. No entanto, ao analisar o texto, logo podemos perceber que ele nada se parece com uma nota oficial emitida pelo diretor da empresa. Veja por que:

– Se compararmos as mensagens, veremos que o nome do diretor da empresa está errado e muda várias vezes. Em algumas, ele aparece como Jélysson, em outras como Marcos Paulo, mas nunca como Jam Koum, seu verdadeiro nome.

- Outro detalhe que revela a falsidade das mensagem são os erros de português como "se achar que e mentira"; de digitação, como palavras coladas e pontuações deslocadas do texto. Além de abreviaturas, como "vc".

- Na mensagem também dizia que a cobrança do serviço estaria ligada a venda do aplicativo para o Facebook, o que na verdade já aconteceu no final do ano passado e o que não alterou em nada o funcionamento do aplicativo.

O aplicativo pode passar a ser pago?

Teoricamente, o aplicativo já possui uma pequena taxa de assinatura no valor de $0.99, que é cobrada após um ano de utilização do serviço. No entanto, o aplicativo não faz a cobrança automática deste valor, deixando o usuário livre para escolher se quer pagar ou não, conforme consta na página de perguntas frequentes da ferramenta.

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Porém, em nenhum momento, após a venda do aplicativo para o Facebook, o Diretor da Empresa ou Mark Zuckemberg mencionaram passar a cobrar pelas mensagens enviadas, até porque como o serviço é disponibilizado apenas através de uma rede de internet 3g, 4g ou Wi-fi, o usuário já está "pagando" por esse serviço quando contrata um pacote de internet de sua operadora.

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* Diário Gaúcho




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