Acampamento Farroupilha
Dia de montar a cavalo (de mentirinha) e se divertir a valer
Um dos piquetes mais fotografados foi o Vento Sul Alma Redomona, que conta com a estátua de um cavalo em tamanho natural, que, inclusive, relincha
As cerca de 120 mil pessoas que passaram pelo Acampamento Farroupilha neste domingo, provavelmente, fizeram algumas centenas de milhares de fotografias para registrar o dia quente e ensolarado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).
Um dos cenários mais procurados por pais que queriam guardar o momento dos filhos em contato com as tradições foi no piquete Vento Sul Alma Redomona. A estátua de um cavalo feito de fibra, em tamanho natural, encilhado, e que solta relinchos sempre que algum incauto se aproxima, manteve, durante todo o dia, um burburinho diante do lote 96. Por onde se olhasse, havia um pai com celular em punho, ajeitando o filho na montaria.
A estreia de Manuela
– Eu quero sair! – dizia a pequena Manuela, três anos, desconfiada, ao ouvir o relincho do animal de crina sintética, batizado pelo pessoal do piquete de Trovão.
Leia mais
Acampamento Farroupilha: o que você precisa saber para curtir o evento
Conheça Aloísio, galo celebridade do Acampamento Farroupilha
Bichos de pequeno e médio porte fazem alegria da criançada na Fazendinha
Depois de alguma insistência da mãe, a menina abriu um sorriso e, já no chão, dava risada a cada novo relincho.
– Este é o primeiro acampamento e a primeira vez que ela se pilcha. Estou trazendo porque tenho a intenção que ela cultive as tradições. Ela está realizada – disse a mãe, a bancária Andria Bellagamba, 33 anos.
Perto das 11h, a técnica de enfermagem Marta da Rosa, 48 anos, chegou à Estância do Harmonia com os netos Giovane, sete anos, e Pedro, três anos. Como o pequeno adora cavalos, ela não perdeu a chance de registrar a diversão dos dois sobre o dorso do animal. Giovane segurou as rédeas com muita firmeza. Já Pedro, na garupa, era só alegria – tanto que não queria apear do cavalo por nada.
– Se perguntar ao Pedro se ele quer ter um carro, ele vai dizer que prefere ter um cavalo. Hoje (ontem), a Fazendinha estava muito cheia, então viemos aqui. É ótimo ter algo assim – disse a avó, enquanto acalmava o neto mais novo, que não se convencia de que o cavalo era imóvel.
Para a médica pediatra Naira Jobim, patroa do piquete que acampa há 16 anos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e tem por objetivos a cultura e a confraternização, o fato de atrair a curiosidade de tantos visitantes é motivo de orgulho.
– Certamente é um dos piquetes mais fotografados por causa da casa, do cavalo (que está no piquete há quatro anos) e de todos esses itens que chamam atenção – comentou a patroa, que comanda o Vento Sul com pulso firme e muito capricho.
Além do cavalo, em frente ao piquete também estão um peão e uma prenda nos quais há espaço para os visitantes posicionarem o rosto para garantir uma lembrança da festa dos gaúchos.
Aplicativo
Quem ainda não visitou o Acampamento Farroupilha pode consultar todas as informações sobre o evento, que se estende até o dia 20, das 10h às 22h. O objetivo do App Farroupilha, cujo lema é "Onde a tradição encontra a modernidade", é auxiliar os visitantes a se localizarem dentro do evento e interatividade.
No aplicativo há programação artística, cultural e campeira do evento e dos piquetes, mapa, serviço e pontos de interesse, além de notícias. O aplicativo está disponível para Android e iOS e ficará ativo até o final do evento.
Acampamento Farroupilha 2016
Horários: os portões ficam abertos das 10h às 22h.
Entrada: é gratuita.
Programação cultural: pode ser acessada no site da Prefeitura de Porto Alegre: www2.portoalegre.rs.gov.br