Coluna da Maga
Magali Moraes questiona: o que aprendemos com José Mayer?
Colunista fala sobre acusação de assédio envolvendo ator da Rede Globo
Com ele, nada! Apenas que o machismo segue firme e forte. Que a primeira reação de idiotas como o José Mayer é tirar a culpa de si.
"Não misturem ficção com realidade", ele disse quando ainda acreditava que poderia se safar dessa. Nos chamou de burros. Tentou tirar o corpo fora, mas não colou. Foi ele quem acreditou nos seus personagens, bancando um canastrão na vida real. "Você nunca vai dar pra mim?", perguntou pra figurista Susllem.
Leia mais
Globo vira o jogo e dá resposta à altura sobre acusação de assédio envolvendo galã José Mayer
Após acusação de assédio, José Mayer admite machismo e pede desculpas
Caio Blat sai em defesa de José Mayer: "Ele fez uma brincadeira fora de tom"
Ela deu, sim! Uma baita lição revelando o terror que o vovô-garoto Zé Mayer botava nos bastidores do Projac. Com a Rede Globo, aprendemos que é preciso se posicionar rapidamente. A Globo não é boba, conhece a força da opinião pública, das redes sociais e o papel fundamental que as mulheres têm no sucesso da empresa.
O que seria da Globo sem as telespectadoras que assistem aos seus programas, novelas e filmes? Sem as atrizes, as diretoras das atrações, as jornalistas, as moças da limpeza e do café, as apresentadoras, as comentaristas, as cenógrafas, as comediantes, as maquiadoras, as figurinistas, as recepcionistas, as cantoras, as marketeiras responsáveis por decisões milionárias? Mexeu com uma, mexeu com todas.
Seduzir a audiência
Não vou aplaudir esse mané só porque ele reconheceu publicamente seu erro. As opções eram fugir pra Marte ou tentar consertar a porcaria que fez. E, com sorte, escapar mais cedo da geladeira da Globo.
Você prestou atenção no termo que ele usou na tal carta enviada? "Brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites de respeito com que devo tratar minhas colegas".
BRINCADEIRAS?!? Desde quando colocar a mão nos órgãos genitais de uma colega é brincadeira? Ou seja, ele não aprendeu nada. Segue culpando a sua geração. Segue canastrão porque "aprendeu nos últimos dias o que não aprendeu em 60 anos". Segue tentando seduzir a audiência ao pedir que "a sociedade entenda o seu movimento de mudança". Segue arrogante porque "o Zé Mayer que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor".
Ele poderia ter lembrado antes que tem mulher e filha. Poderia ter enxergado sozinho que o mundo mudou. Quem aprendeu bastante com tudo isso foi a figurinista Susllem: nenhuma mulher pode ficar calada e qualquer assédio precisa ser denunciado. Com ela, aprendemos todas nós.