Sofisticação
Marina Ruy Barbosa protagoniza polêmica sobre papel higiênico preto
A ruiva é a garota propaganda da marca que está sendo criticada na internet
Uma marca de papel higiênico acaba de lançar uma versão preta do produto, que segundo a fabricante, é o primeiro produzido no país, e escolheu a atriz Marina Ruy Barbosa para divulgar. Na sua campanha, as fotos da ruiva têm sido vinculadas à hashtag "BlackisBeautiful". Alguns internautas criticaram o uso da hashtag e acusaram a empresa de se apropriar de uma expressão usada por militantes negros durante a luta dos direitos civis nos anos 60.
A principal crítica partiu do escritor Anderson França, o Dinho, que publicou um texto sobre a campanha em seu perfil no Facebook.
— Numa atitude racista e irresponsável, consciente e deliberada, (a Santher) decidiu que essa expressão deve remeter a papel higiênico, cuja função qualquer pessoa conhece — afirmou o escritor na rede social.
Ele ainda classificou o episódio como "um dos mais graves ataques racistas praticados por uma empresa brasileira. Às 15h de terça-feira (24), o post já contava com 4,1 mil curtidas, 1,1 mil comentários e 2,4 mil compartilhamentos.
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Dinho explicou que o movimento, e especialmente a expressão Black is Beautiful representa um grito de liberdade e de mudança para os milhares de negros que sofreram com o preconceito e que perderam sua vida pela violência policial dos anos 60, nos Estados Unidos. Ele explica que até hoje as palavras carregam muito significado para a luta de direitos.
Mais sofisticação
Batizado de "Vip Black", da marca Personal, o papel promete trazer mais sofisticação e "um novo olhar para a decoração com diferenciação". A campanha publicitária mostra Marina 'vestida' apenas com o papel higiênico. A atriz foi selecionada para apresentar o produto por ser "sinônimo de glamour e elegância", de acordo com a marca.
— O preto é lindo. A cor sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e da moda. Agora, Personal Vip Black traz este conceito também para a decoração e nossa campanha reflete essa integração entre a cor e a sofisticação — justificou a líder de marketing da marca, Lúcia Rezende.
Em nota, a Personal explicou que "a mensagem criativa da campanha para o produto foi selecionada com o objetivo de destacar um produto que segue tendência de design já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil."
Eles ainda afirmam que nenhum outro significado, que não seja esse, foi pretendido e refutam toda e qualquer insinuação ou acusação de preconceito neste caso. A marca e o fabricante concluíram informando que a assinatura foi retirada de toda comunicação da campanha e pediram desculpas por eventual confusão.