Lá em casa
Cris Silva mostra dicas de especialista para ajudar os bebês a dormir melhor
Os pais, é claro, tem papel importante neste processo
Que horas teu filho vai para a cama? Quantas horas ele dorme? Acorda no meio da noite? Ele mama de madrugada? Essas são apenas algumas perguntas que me fazem e, confesso, também já fiz a outras mães. Tenho amigas que começam a entrar em pânico quando o sol se põe, porque é sinal de que vai começar a maratona para fazer o filho dormir.
Eu conversei com a Gisele Palmas Pacheco, que é educadora integrativa do sono infantil. Ela orienta, dá dicas e acalma os pais desesperados por conta do sono dos filhos. Trouxe para vocês algumas dicas valiosas que, certamente, vão ajudar neste processo.
Facilite para o seu bebê
A primeira dica da especialista é buscar o equilíbrio o dia inteiro:
– Para garantir uma noite de sono tranquila, a gente precisa considerar todo o dia da criança. Se o dia for equilibrado, o “dormir bem” acaba sendo uma consequência. É importante ter um local de sono adequado: com temperatura agradável e pouca luz.
E aí vai um recado para os pais que acham que é necessário deixar o bebê acordado o dia todo, acreditando que ele ficará cansado e dormirá rapidinho: não é assim que funciona! São justamente as sonecas durante o dia que vão garantir uma boa noite de sono.
– É importante se dar conta de que os pais não ensinam a criança a dormir, eles apenas facilitam o processo para que ela veja o sono como algo bom. Ninguém faz alguém dormir. Para dormir, precisa ter sono suficiente, estar no momento adequado para isso. Dormir é algo que o bebê faz por si, o que podemos fazer é facilitar este processo.
Leia também
Cris Silva: "Não comparar seu filho é libertação para a sua consciência"
Cris Silva e o álbum virtual com fotos e textos para o Teteu
Dicas para uma boa convivência com os filhos do seu amor
Minha experiência
Lá em casa, quando o Matheus tinha meses de vida, eu tive uma fase bem complicada. Ele demorava demaaaais para dormir. O que salvou a minha vida foi a rotina.
Comecei a deixar o dia mais regrado, fazendo o mesmo processo na mesma hora, todos os dias. Era mais ou menos assim: no fim do dia, já escurecia a casa, dava a janta no mesmo horário, depois o banho, também na mesma hora, e cama. Tinha vezes em que ela já saía da banheira com olho fechado, caindo de sono... era a glória!
Hoje, falei mais sobre o sono dos bebês. Na próxima coluna, vou trazer dicas e orientações sobre o sono dos mais grandinhos. Até lá!