Piquetchê do DG
CTG Aldeia dos Anjos traz espetáculo para o Theatro São Pedro
Dançarinos e músicos farão apresentação na Capital, após 30 anos de competições internacionais
A equipe do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, vai trocar o avião pelo ônibus. Depois de passar os últimos quatro anos rodando o mundo e vencendo festivais de folclore na Turquia (2015), Itália (2016), e até na Coreia do Sul (2017) _ além de um segundo lugar em uma festa na Espanha neste ano _ os músicos e dançarinos vão trazer sua arte para um dos palcos mais tradicionais do Estado, o Theatro São Pedro. A apresentação, batizada de Aldeia pelo Mundo, terá sessão única, no dia 25 junho.
Apesar do nome conhecido entre o movimento tradicionalista, o CTG Aldeia dos Anjos, fundado em 1956, lapidou sua evidência pelas viagens internacionais. No próximo ano, a entidade completa 30 anos de participação em eventos mundo afora. Ainda assim, desde 1977, sobrou espaço vencer o Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) 11 vezes, além de ficar com o vice-campeonato em outras sete edições.
Leia mais
CTG Aldeia dos Anjos busca mais um prêmio internacional
Paixão pela dança também pode ser profissão: conheça o trabalho dos instrutores
Cantores gaúchos contam como os CTGs influenciaram na formação artística
Público
Por isso, a ideia de se apresentar no Theatro São Pedro veio como uma oportunidade de mostrar ao público em geral, aquele além da fronteira nativista, a importância folclórica do Aldeia dos Anjos. Diretora geral e coreógrafa do espetáculo Aldeia Pelo Mundo, Lúcia Brunelli diz que a apresentação é uma oportunidade de abrir espaço para a arte dos CTGs num palco tão tradicional.
— O nosso roteiro foi construído muito em cima da temática gaúcha, com composições coreográficas e musicais. Misturamos abordagens antigas e atuais, trazendo essa experiências de 30 anos rodando o mundo — explica a diretora.
Segundo Lúcia, todas as músicas do show, que dura cerca de uma hora e meia, foram compostas especialmente para as coreografias e temáticas que serão apresentadas no palco. A trilha sonora, aliás, é tocada ao vivo. Além dos cerca de 45 bailarinos do CTG, uma equipe de oito músicos executa as canções neste espetáculo especialmente pensado para homenagear o Rio Grande do Sul e o público do Estado.
— Se apresentar neste palco será maravilhoso. Fomos muito bem recebidos quanto propusemos a ideia. E temos certeza de que o público também nos receberá muito bem — diz Lúcia.
Ensaios são semanais
Tanto na preparação para a participação em eventos ao redor do mundo quanto em festivais locais, o time do Aldeia dos Anjos costuma se encontrar semanalmente, conforme explica a diretora e coreógrafa. Normalmente, os ensaios ocorrem aos finais de semana. Para a apresentação no São Pedro não está sendo diferente. Dançarinos e músicos se reúnem no galpão da entidade em Gravataí para a preparação.
— Sem falta, os encontros ocorrem toda a semana. Trabalhamos assim, com regularidade. Se notamos a necessidade de mais ensaio, ampliamos o trabalho durante a semana —pontua a Lúcia.
SAIBA MAIS
Espetáculo Aldeia Pelo Mundo
/// Quando: 25 de junho.
/// Horário: 21h
/// Onde: Theatro São Pedro.
/// Ingressos: R$ 60 inteira e R$ 30 a meia-entrada. Disponíveis na bilheteria do teatro e no site www.teatrosaopedro.com.br.