Seu Problema é Nosso
Grupo de alunos da Capital promove campanha para reconstrução de laboratório de informática
Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, do Partenon, procuram empresas dispostas a patrocinar o projeto e também doações na vaquinha online
Há pouco mais de um mês, um objetivo comum uniu cerca de 20 alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, localizado no bairro Partenon, em Porto Alegre. Tudo começou quando a instituição foi escolhida para participar do programa Liderança Comunitária, promoção da organização Junior Achievement, que desafia os estudantes a montarem um projeto social que gere impacto na comunidade.
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Instigados, os alunos decidiram dar início ao Projeto Atena — nome escolhido em alusão à deusa grega da sabedoria —, que tem por fim reconstruir o laboratório de informática da escola. Hoje, o espaço está sem uso, pois a instituição não possui computadores adequados para atender os cerca de mil alunos da escola. Muito antigos, os aparelhos acabaram por estragar.
Para que o sonho do novo laboratório se torne realidade, os estudantes estão contatando empresas dispostas a patrocinar o projeto e criaram uma vaquinha online. O objetivo é arrecadar R$ 41.700 até o dia 19 de outubro, que serão destinados à aquisição de 30 computadores, além de cadeiras de escritório, armários e impressoras.
Até o momento, a campanha levantou R$ 105. Para o vice-diretor do Colégio, Vinicius Dill Soares, 29 anos, a iniciativa é motivo de orgulho e deve trazer benefícios para toda a comunidade escolar:
— Nosso laboratório está desativado há muitos anos por falta de investimentos na educação pública. Em pleno século XXI, chega a ser vergonhoso não termos isso na escola. Nossos professores têm muita vontade de fazer aulas cada vez melhores, mas, sem estrutura mínima, fica complicado. Ver nossos alunos engajados nessa campanha nos deixa muito felizes e com o sentimento de que o que estamos ensinando está dando certo, pois, para além do Português e da Matemática, queremos formar cidadãos conscientes.
“Estamos fazendo com nossas mãos”
Para a voluntária da Junior Achievement Priscila Ghilardi, 30 anos, que acompanha os alunos do colégio Caldas Junior, a realidade social da instituição foi chocante.
— Muitos deles nunca tiveram contato com ferramentas básicas de informática, como Word e Excel (programas usados para construção de textos e planilhas). Por estudarem em uma escola pública e viverem em áreas de periferia, eles já não têm as mesmas oportunidades. Quando chegam ao mercado de trabalho, sem essa qualificação, a situação é ainda mais excludente — relata.
A estudante do segundo ano do Ensino Médio Aline Silva, 17 anos, também acredita que a ação pode ser transformadora. Com o sonho de cursar Ciências Contábeis, ela se sente motivada ao pensar no impacto que o laboratório pode ter em sua formação:
—Isso vai nos deixar mais perto de ter um ensino mais igualitário. Sabemos que as diferenças entre escolas públicas e particulares são muito grandes, mas não podemos ficar esperando apenas que o governo faça algo. Por isso, estamos fazendo com nossas próprias mãos.
Como ajudar
/// Doe na vaquinha online.
/// Para informações sobre outras formas de contribuir, entre em contato com o projeto no Instagram.
Produção: Camila Bengo