ATENÇÃO BÁSICA
Unidades de saúde do extremo sul de Porto Alegre terão coleta de exames laboratoriais
Medida foi implantada nesta semana e beneficia usuários, que precisavam se deslocar por longas distâncias para realizar procedimentos
Uma equipe volante começou nesta semana a passar pelas Unidades de Saúde do extremo sul da Capital para realizar exames laboratoriais. A cada dia da semana, o grupo estará das 8h às 12h em uma das cinco unidades da região.
A ação é possível por meio de projeto desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Restinga e Extremo-Sul, com o laboratório instalado no complexo.
Leia mais
As dificuldades da saúde pública no extremo sul da Capital
Após centralização, triplica número de ecografias e ultrassonografias em postos da Capital
Um terço das vagas ocupadas por médicos cubanos segue em aberto
O secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer, afirma que, com o trabalho, será possível atender a população de forma mais rápida e adequada.
– Estamos facilitando o acesso ao usuário que antes precisaria ir até o Centro ou até mesmo ao hospital para realizar o procedimento. Não existe um laboratório no Extremo Sul, e o acesso é difícil – declara.
Atualmente, são ofertados 26 mil exames para a região da Restinga e Extremo-Sul por meio do Hospital da Restinga.
O coordenador da Assistência Laboratorial da Secretaria de Saúde, Bruno Kilpp Goulart, projeta que a medida dobrará o número de exames realizados na região.
Os moradores atendidos pelas duas Unidades de Saúde da Restinga seguem realizando a coleta no Hospital Restinga. Entre os exames laboratoriais ofertados pelo SUS estão os de sangue, urina e fezes.
Unidades de saúde e dias de atendimento
- Segunda-feira: US Paulo Viaro
- Terça-feira: US Ponta Grossa
- Quarta-feira: US Lami
- Quinta-feira: US Chapéu do Sol
- Sexta-feira: US Belém Novo
- Horário das coletas: das 8h às 12h