Seu Problema é Nosso
Viamão: rua esburacada dificulta circulação
Espera dos moradores por pavimentação já dura quatro meses
Há quatro meses, a situação da Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Isabel, em Viamão, tem tirado o sossego dos moradores. A falta de pavimentação e a quantidade de buracos na via está atrapalhando a vida de quem precisa passar por lá.
– Chove, passa o caminhão de lixo, ele afunda nos buracos, que ficam maiores, e piora mais ainda a nossa situação. Eu fico muito chateada. Trabalhamos, somos pessoas dignas, moramos há anos aqui e, mesmo assim, não temos uma rua boa – desabafa a técnica de enfermagem Patrícia Medeiros da Rosa, 42 anos, que cresceu na região.
LEIA MAIS
Protetora sonha grande: quer oferecer castração a preços populares
Solidariedade garante uniforme de futebol para pequenos jogadores de projeto social
Capital: ponte interditada oferece riscos no bairro Lomba do Pinheiro
Patrícia conta que passou por vários problemas por conta nos buracos na via.
Transtorno
Em dezembro do ano passado, ela precisou realizar uma obra. Quando o caminhão da madeireira foi até sua casa deixar os materiais de construção, não foi possível manobrar para colocar os itens no seu pátio. A solução, então, foi deixá-los na calçada.
O carro da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) também passou por dificuldades ao transitar por lá. A empresa foi chamada para resolver um problema no relógio da técnica em enfermagem mas desistiu, pois não conseguiu subir a rua.
Alguns moradores tentaram resolver a situação colocando aterros nos buracos, mas não foi o suficiente, já que tudo foi embora na primeira chuva.
– Até para os pedestres caminharem está ruim. Está cheio de crateras, a probabilidade de cair é grande – desabafa Patrícia.
Patrola
A moradora explica que o local sempre teve problemas de pavimentação. Entretanto, até novembro do ano passado, uma patrola passava periodicamente para arrumar a via. De acordo com a moradora, ela e outros vizinhos entraram várias vezes em contato com a prefeitura, na tentativa de solicitar a manutenção na rua, que é de chão batido. Porém, ouviram que o trabalho não seria feito porque as patrolas do município estariam estragadas.
Ela diz que buscou a gestão municipal para questionar se a vizinhança poderia pagar para uma empresa particular fazer a manutenção. Entretanto, não foi autorizada.
– Não podemos contratar uma patrola particular, e eles (a prefeitura) não podem nos ajudar. É pra fazer o quê? Precisamos implorar para ter uma rua em bom estado. Estamos abandonados – pontua.
Prefeitura não responde a questões
A equipe do Diário Gaúcho procurou a prefeitura de Viamão no dia 5 de março. Questionou o motivo de a demanda dos moradores não ter sido atendida, se haveria prazo para resolver o problema e se as patrolas do município realmente estão estragadas.
A gestão municipal deu dois prazos diferentes para responder às questões, sendo os dias 9 e 10 de março. Contudo, até o fechamento desta reportagem, nenhuma resposta havia sido dada pela administração municipal.
Produção: Thayná Souza