Reforço
Hospital de Clínicas de Porto Alegre conta com mais 10 leitos de UTI para tratamento do coronavírus
Com esta entrega, instituição chega a 40 vagas de tratamento intensivo exclusivas para pacientes com a covid-19
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre entregou, nesta segunda-feira (18), mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Bloco B da instituição. Com isso, já são 40 vagas de alta complexidade exclusivas para o tratamento de pacientes com coronavírus.
A meta é chegar a 105 leitos, o total da capacidade projetada para a ala de UTI do novo prédio, que foi concluído no final do ano passado. A estruturação desses leitos está sendo viabilizada com o repasse de R$ 57 milhões encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC) após o Ministério da Saúde sugerir o hospital como referência para o tratamento da pandemia na Capital.
Nesta segunda-feira, dos 40 leitos de UTI, 21 estão ocupados, sendo 16 com pacientes confirmados com a covid-19 e cinco suspeitos.
A entrega de novas vagas está ocorrendo em lotes de 10: a primeira ocorreu em 3 de abril, a segunda em 4 de maio e a terceira em 12 de maio. A previsão anterior era ter, já em abril, 48 leitos disponíveis.
De acordo com o hospital, a velocidade das entregas está ocorrendo conforme a demanda. Mesmo assim, a previsão é atingir os 105 leitos no inverno.
Leia também
Veja como usar máscaras em crianças corretamente
Como a pandemia afetou o atendimento na rede básica de sáude
Coronavírus reduz total de vagas em albergues, e prefeitura amplia abrigos 24h para moradores de rua na Capital
No Bloco B também funciona uma ala da emergência dedicada exclusivamente a pacientes infectados pela covid-19, com seis leitos, um box de estabilização e seis poltronas. Apenas o primeiro atendimento é feito no Ambulatório Covid, que continua funcionando ao lado da emergência do prédio principal.