Movimento tranquilo
Pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial começa com poucas filas em agências da Caixa
Beneficiários do Bolsa Família são os primeiros a receber, a partir desta segunda-feira, conforme o Número de Identificação Social
Diferentemente da primeira fase, quando muitas filas foram registradas, as agências da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre têm pouco movimento nesta segunda-feira (18), quando começa a ser paga a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600. A reportagem circulou, entre 6h e 7h, por cinco unidades do banco nas regiões sul, central e norte da cidade.
Na agência do bairro Tristeza, na Zona Sul, apenas a diarista Maria da Graça Corrêa dos Santos, 61 anos, permanecia escorada na porta de entrada do banco. Ela foi ao local para pedir ajuda aos atendentes.
— Eu fui a segunda a receber a primeira parcela. Em casa, a gente está vivendo só da aposentadoria do meu marido, mas vai tudo pras contas — explica, sobre o salário mínimo do companheiro.
Como não é beneficiária do Bolsa Família, Maria da Graça não terá direito ao saque da segunda parcela nesta semana. Até 29 de maio, somente os cadastrados no programa de assistência terão direito a retirar o valor em espécie, conforme o Número de Identificação Social (NIS). Clique para conferir o calendário.
Leia também
Auxílio emergencial: governo divulga calendário de pagamento da segunda parcela
Para medir índices de distanciamento social, Porto Alegre vai monitorar movimentação de 540 mil celulares
Como a pandemia afetou o atendimento na rede básica de sáude
Na agência do bairro Partenon, havia quatro pessoas aguardando a chegada dos servidores. No Centro Histórico não havia formação de fila nesta manhã e, no bairro Sarandi, apenas uma pessoa foi buscar atendimento.
Na Região Metropolitana, a reportagem encontrou em torno de 10 pessoas em uma agência de Alvorada, e outras cinco na outra filial do município. Na primeira etapa, houve filas de até 500 pessoas, muitas que passaram a noite na rua, em Alvorada.