Agências fechadas
Tudo Fácil segue sem previsão de reabertura em Porto Alegre; confira os serviços online
Usuários podem solicitar demandas através do site ou telefone
Fechadas há mais de seis meses, as unidades do Tudo Fácil seguem sem previsão de reabertura em Porto Alegre. As agências localizadas na Zona Sul, no Centro e na Zona Norte continuam sem atendimento presencial, mas os serviços estão disponíveis pelo telefone (51) 3288-9364 ou site rs.gov.br. O prazo para atendimento das demandas é de até três dias.
A justificativa é que a circulação de pessoas nesses locais é muito grande.
— Realizávamos 5 mil atendimentos por dia antes da pandemia nas três unidades de Porto Alegre. Neste momento, optamos por permanecer com os serviços através do telefone e pelo site, dando assim todo o suporte à população — diz a coordenadora-geral da rede Tudo Fácil, Carla Vieira.
Leia mais
RS tem 32 agências realizando perícias do INSS; saiba quais são
Conhece o LinkedIn? A rede social pode te ajudar a encontrar um emprego
Há Vagas: outubro começa com mais de 4,4 mil oportunidades
Carteira de identidade
O serviço de emissão de carteiras de identidade ocorre no Instituto-Geral de Perícias (IGP) em Porto Alegre. O documento pode ser solicitado em regime de urgência para atendimento em agências bancárias, inscrição em concursos públicos ou busca por vagas de emprego.
Pessoas que tiveram o documento de identidade roubado poderão solicitar a isenção da taxa de R$ 71 pelo site da instituição. Entre os requisitos necessários para realizar o pedido, é necessário ter o registro da ocorrência de roubo e preencher o formulário de encaminhamento da segunda via do documento.
O atendimento é realizado no Posto de Identificação Azenha (Avenida Azenha, 255) através de agendamento pelo telefone (51) 3223-6122 e WhatsApp (51) 98417-8646 (apenas por mensagem). No Interior, a orientação é procurar os postos de identificação do IGP. Os endereços podem ser encontrados neste link.
Carteira de Trabalho
O trabalhador não precisa mais da carteira de trabalho física para ser contratado. Desde 13 de dezembro de 2019, a emissão é feita somente por meio digital. Para acessar, a orientação é baixar o aplicativo na loja virtual do smartphone ou acessar o seguinte site.
Detran
Os atendimentos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) acontecem pelo telefone 0800-905-5555, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou pelo chat online no site do departamento. Em março, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a interrupção dos prazos devido à pandemia, com o objetivo de garantir o direito de ampla defesa por parte do motorista autuado. Estão interrompidos os prazos para apresentação do condutor infrator, apresentação de defesa e recursos de multa e processos de suspensão e cassação do direito de dirigir.