Receita do Leitor
Doce de Portugal: aprenda a fazer a Aletria da Cristine
Feito com massa "cabelo de anjo", a sobremesa Aletria foi destaque no Concurso Culinária do ano passado
Tradicional em Portugal, o doce Aletria leva na composição a massa "cabelo de anjo". A jornalista e publicitária Cristine Kleinert Loureiro, de Porto Alegre, ensina o passo a passo da sobremesa que tem uma textura firme e cremosa. Além da massa, a Aletria leva leite, açúcar e raspas de limão.
Ano passado, ela foi selecionada no Concurso Culinária. Segundo Cristine, a motivação de inscrever a sobremesa foi uma forma de homenagear seu pai, José Santos Loureiro, que era português.
– É um prato de família, e eu quis expandir a receita que nós adoramos – conta.
Uma dica que Cristine dá é substituir o açúcar por leite condensado. Conforme ela, se a preferência for pelo leite condensado, meia caixa é o suficiente para não ficar muito doce. Quando pronto, o doce deve ser mantido na geladeira.
– Como a massa é usada para um doce, não se coloca azeite ou óleo no cozimento. E a massa deve ser bem esmagada com as mãos ainda crua, antes de ser levada à panela. No preparo, ferver só com água – orienta.
LEIA MAIS
Amor Engaiolado: conheça o docinho de amendoim da Janaína
Maionese de castanha de caju do chef Uil: aprenda a fazer uma receita com sabor e mais saudável
Escondidinho de coração ao molho barbecue: conheça a receita premiada da Daiane
Leitora do Diário Gaúcho desde o seu lançamento, em 2000, ela conta que saiu em uma capa comemorativa do jornal e que ainda tem guardado o primeiro kit do Junte & Ganhe. A edição de hoje, com a receita, segundo ela, logo estará em Portugal, como lembrança para suas tias.
MEU SECREDINHO
/// O doce pode ser acompanhado de um vinho tinto na hora de degustar. É um costume português, também.
INGREDIENTES
✔ 4 a 5 maços de massa fininha “cabelo de anjo” (esmagados, crus, com a mão)
✔ 4 xícaras leite
✔ 6 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto
✔ Raspas de 1 limão raladas no ralador
MODO DE PREPARO
/// Coloque numa panela a água para ferver junto com a massa cabelo de anjo (os maços de massa deve ser esmagados com as mãos antes de colocar para ferver, ferva só com água). Assim que a massa estiver cozida, escorra e jogue fora a água.
/// Junte a massa com todos os demais ingredientes. Cozinhe em fogo brando até ficar um creme grosso. Assim que engrossar, retire do fogo.
/// Retire o doce da panela e coloque num refratário. Polvilhe com canela e açúcar e leve para a geladeira. Após gelar, corte o doce em quadradinhos e espete palitinhos para fazer um tira-gosto. E bom apetite!
RENDIMENTO: 20 quadradinhos
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Caroline Tidra