Até o dia 31
Proprietários de veículos têm menos de uma semana para garantir desconto de 10% no pagamento do IPVA 2022
Até agora, 1,4 milhão de carros já foram pagos, sendo 100 mil apenas em janeiro
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul tem até a próxima segunda-feira (31) para garantir o desconto de pelo menos 10% no pagamento do IPVA de 2022. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), mais de 100 mil veículos já foram pagos apenas em janeiro. Ao todo, são 1,4 milhão de carros com os valores em dia , o que representa 37,15% da frota a ser tributada em solo gaúcho.
LEIA MAIS
Pagamento do IPVA 2022 poderá ser parcelado em seis vezes no RS; veja as opções
Veja as principais mudanças em regras para pedir aposentadoria em 2022
As linhas de ônibus de Porto Alegre que mais foram alvo de reclamação em 2021
As reduções podem chegar a 28%, para condutores que não cometeram infrações nos últimos três anos e que possuem até 150 notas fiscais, dentro do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).
Até 30 de dezembro, foi possível obter o abatimento máximo, de 10% sem a inclusão de reajuste da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que já está valendo desde o início do ano – chegando a quase 35% de desconto. Após a virada do mês, os benefícios sofrerão uma nova diminuição.
O calendário de pagamento antecipado prevê reduções até 31 de março. De 1o a 25 de fevereiro, o desconto é de 6%, com máximo de 24,8%. A partir de então, passa a ser de 3%, podendo chegar a 22,4%.
O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou internet banking dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). A Sefaz frisa que, neste ano, a Caixa não está arrecadando pagamentos de IPVA.
Problemas no pagamento por Pix
Uma das novidades deste ano é a possibilidade de efetuar o pagamento por Pix. Para isso, o proprietário do veículo precisa consultar o site ou o aplicativo do IPVA RS, no qual será gerado um QR Code.
No entanto, desde o final de dezembro, alguns contribuintes relatam dificuldades na hora de concretizar a transferência. A alternativa, nesses casos, é optar por outra modalidade de quitação.