Região Metropolitana
Alvorada inicia processo para pavimentação de 29 vias
Cidade conseguiu financiamento de R$ 10 milhões para implantação de asfalto, passeio público e redes pluviais de 28 ruas e uma avenida
Um problema que é velho conhecido de Alvorada vem sendo remediado aos poucos nos últimos anos. As ruas esburacadas ou com pavimentação inexistente têm sido aos poucos integradas em pacotes de revitalização. Em março, a cidade da Região Metropolitana assinou mais um financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF), para pavimentar 28 ruas e uma avenida. O valor a ser investido por intermédio do financiamento é de R$ 10,8 milhões.
Nesta nova leva de pavimentações, serão atendidos 17 bairros da cidade. Na lista de comunidades contempladas, aparecem 11 de Abril, Americana, Aparecida, Francisco Feijó, Ferrari, Intersul, Jardim Algarve, Jardim Porto Alegre, Maria Regina, Nova Americana, Nova Petrópolis, Piratini, São Pedro, Stela Maris, Tijuca, Umbu, Vila Isabel.
Leia mais
Após ter história contada no DG, Gerson realiza o sonho de voltar a sorrir
Cerca de 60% dos moradores não pagaram o IPTU 2021 em cidade da Região Metropolitana
Suspeito é preso por furto em estação de tratamento de esgoto em Alvorada
Do lançamento da licitação, que já foi feito, até o início das obras, são estimados cerca de 60 dias. Os trabalhos nas 29 vias devem durar cerca de oito meses, segundo a estimativa do Executivo de Alvorada. Com isso, a expectativa é de que as novas pavimentações estejam sendo utilizadas pela população ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Entre os bairros contemplados pelas obras, quem mais vai ter ruas renovadas é o Intersul. Por lá, seis vias passarão pelo processo de asfaltamento, colocação de passeios públicos e de redes pluviais. As ruas contempladas são a Alfredo Chaves, Alexandre Gusmão, Álvares de Azevedo, Álvaro Furtado, Maranhão e Otávio Rocha.
Para quem vive na região, a promessa de obras de pavimentação é um alívio. É o caso da cabeleireira Susana Raupp, 52 anos. Moradora da esquina das ruas Alexandre Gusmão e Álvares de Azevedo — duas do bairro Intersul que serão pavimentadas —, ela reclama, principalmente, da poeira gerada pelo saibro.
— É impossível manter a casa limpa e as janelas abertas — pontua Suzana, que vive no local há cerca de cinco anos.
Critérios adotados pela administração
O secretário de Obras e Infraestrutura de Alvorada, Rogério Negreiros, explica que foram adotados diversos critérios técnicos para escolha das ruas a receberem pavimentação. Itens como proximidade com escolas e rotas de transporte público sempre costumam ser levados em conta, mas comunidades onde moradores aguardam por pavimentação há décadas ou até fazem abaixo-assinados pedindo por asfalto também foram considerados na seleção.
— São ruas com pavimentação asfáltica, mas também de blocos intertravados. Ainda teremos uma ponte no arroio Zero Hora, no bairro Jardim Algarve. Beneficia muito a comunidade — comemora Rogério.
Conforme o titular da pasta de Obras e Infraestrutura, a administração estima que 100 mil moradores da cidade serão beneficiados com as obras. Isso porque as ruas selecionadas "são importantes vias de ligação entre vários bairros". O secretário ainda pontua a importância das obras de drenagem pluvial e sinalização que vêm como parte da implementação do pavimento es todos estes locais:
— É uma obra vital e de muito interesse do município. São várias ruas nas quais vamos passar a economizar com patrolamento e saibro, pois estarão pavimentadas.
Parte de projeto iniciado em 2019
Desde o segundo semestre de 2019, ao menos 97 ruas receberam nova pavimentação em Alvorada, contemplando importantes bairros da cidade, como Aparecida, Maringá, Nova Americana e Umbu.
No bairro Piratini, a principal avenida, que leva o mesmo nome da comunidade, foi uma das contempladas ao longo de série de obras. Com duas mãos, divididas por um canteiro central, o local tinha um problema na pavimentação que foi revitalizado. Numa das pistas, só havia terra, no outro lado, um asfalto já desgastado pela passagem do tempo. Com os reparos concluídos, a situação ficou diferente. Pista nova, sinalização para pedestres, calçadas e rede pluvial.
Confira as ruas contempladas
BAIRRO 11 DE ABRIL
/// Rua Darcy Ribeiro
BAIRRO AMERICANA
/// Rua Beira-Rio
/// Rua Mario Totta
BAIRRO APARECIDA
/// Rua Aloísio Brixner
BAIRRO FRANCISCO FEIJÓ
/// Rua Cambará
BAIRRO FERRARI
/// Rua Caribe
BAIRRO INTERSUL
/// Rua Alfredo Chaves
/// Rua Alexandre Gusmão
/// Rua Álvares de Azevedo
/// Rua Álvaro Furtado
/// Rua Maranhão
/// Rua Otávio Rocha
BAIRRO JARDIM ALGARVE
/// Ponte da Rua 6 sobre o arroio da Zero Hora
BAIRRO JARDIM PORTO ALEGRE
/// Rua Comendador Coruja
BAIRRO MARIA REGINA
/// Rua José Garibaldi
/// Rua Potiguaras
BAIRRO NOVA AMERICANA
/// Rua D
BAIRRO NOVA PETRÓPOLIS
/// Rua B
/// Rua E
/// Rua G
BAIRRO PIRATINI
/// Rua Eurico Lara
/// Rua Hipólito da Costa
BAIRRO SÃO PEDRO
/// Rua Candelária
/// Rua Frei Caneca
/// Rua Hermes Pereira de Souza
/// Rua Rui Ramos
BAIRRO STELA MARIS
/// Rua Sebastião Leão
BAIRRO TIJUCA
/// Rua Manoel dos Santos
BAIRRO UMBU
/// Rua A
BAIRRO VILA ISABEL
/// Rua Carneiro da Fontoura