Previsão do tempo
Sob atuação de ciclone extratropical, RS poderá ter vento acima dos 100 km/h e chuva intensa nos próximos dias
Rajadas já ganham força no Litoral; no Sul, carro foi levado pelo mar no domingo (15)
O litoral do Rio Grande do Sul deve registrar ondas com mais de quatro metros de altura e vento intenso, com chance de rajadas de mais de 115 km/h, nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a agitação do mar e a ventania são motivadas por um ciclone extratropical que atua próximo à costa gaúcha desde domingo (15).
Nesta segunda-feira (16), o ciclone extratropical se afastou em direção ao alto-mar, o que provocou agitação nas águas de todo o litoral gaúcho. Em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, um Pajero TR4 foi arrastado para dentro da água na praia do Hermenegildo.
Segundo apurado pela reportagem, o carro foi deixado próximo ao centro da praia por volta das 20h de domingo (15) e, horas depois, devido à ressaca, o veículo foi levado para dentro do mar. Não havia ninguém no interior do carro, que ainda não tinha sido retirado das águas na manhã desta segunda-feira (16).
De acordo com a Climatempo, a praia do Hermenegildo deve ser um dos locais mais atingidos pela ação do ciclone.
Leia mais
Escolas da Capital e Região Metropolitana suspendem aulas em função de casos de covid
Projeto oferece atividades em turno inverso ao da escola em Eldorado do Sul
Cesta básica de Porto Alegre sobe 6,34% em abril e chega a R$ 780
— O ciclone se afastou para alto-mar, mas volta para mais perto da costa e, por isso, teremos intensificação das ondas, mas principalmente do vento para amanhã (terça-feira) no Rio Grande do Sul — explica a meteorologista Carine Gama.
Com o afastamento, entretanto, ele se unirá a outro ciclone extratropical, com origem na costa do sul da Argentina, o que intensificará os ventos em todo o Estado. A partir dessa junção, o fenômeno poderá ser reclassificado e considerado um ciclone subtropical, que pode ter características de ciclone tropical e extratropical.
Segundo a Climatempo, a principal diferença entre os dois fenômenos é que o ciclone extratropical possui regiões de frente fria e frente quente, o que causa padrões de tempo distintos nessas duas regiões. Os ciclones subtropical e tropical não têm frente fria associada.
Sema faz alerta
Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta sobre a situação do tempo para os próximos dias no Estado, com destaque para a força do vento.
Pela previsão, nesta terça-feira (17), o ciclone deve se deslocar do alto-mar em direção ao continente: primeiro, pelo Sul e, durante o dia, nas demais localidades. Espera-se rajadas de vento entre 60 a 80 km/h na metade Oeste; na metade Leste, entre 90 a 100 km/h, mas podem chegar até os 110 km/h em locais próximos ao Litoral.
Na quarta-feira (18), o ciclone tende a se deslocar para Nordeste, pela faixa litorânea, com ventos entre 80 e 100 km/h, de acordo com o alerta da Sema.