Receita do leitor
Veja como fazer a flor de creme de avelã da Letícia
Preparação é resultado da paixão da chef por pães e de muitos testes realizados ao longo de seus estudos na cozinha
Na memória, a chef de confeitaria Letícia Andreatta Nunes, 44 anos, guarda os momentos que viveu com a mãe na cozinha.
– Eu colocava um banquinho ao lado dela para poder alcançar a pia e ajudá-la a preparar os pratos que ela fazia para a gente, sempre com muito amor e maestria – relembra.
É por isso que, hoje, ela considera que sua relação com a gastronomia teve início ainda na infância. Não era apenas em casa, porém, que a moradora de Caxias do Sul, gostava de apreciar as delícias da cozinha.
LEIA MAIS:
Almôndegas de abobrinha: confira a receita da Júlia
Pensando no Dia da Gastronomia Sustentável, Cláudia ensina a fazer a bolacha cracker com sobra de arroz
Pães
Letícia diz que sempre gostou de ir até a padaria e ficar observando todas as delicias que são expostas nos balcões. Só não sabia, ainda àquela altura, que o passatempo era, na verdade, paixão. A ficha caiu apenas mais tarde.
– Eu morava em Curitiba e fui fazer um curso de pâtisserie e boulangerie (especializações gastronômicas voltadas à produção de bolos e pães, respectivamente). Comecei com o objetivo de aperfeiçoar as minhas técnicas e me apaixonei pela arte de fazer pães – explica.
Da liberdade criativa que tinha no curso, saiu a receita que a chef traz para os leitores do Diário Gaúcho: a flor de creme de avelã. Letícia diz que desenvolveu a preparação após testar ingredientes e combiná-los de forma a chegar no sabor, textura e maciez que desejava.
– Agora, em cada lugar que eu apresento a minha flor, o sucesso é garantido.
MEU SEGREDINHO
/// Se for pincelar algo no pão para dar brilho, nunca passe sobre o creme de avelã, apenas na massa.
INGREDIENTES
✔ 300g de farinha trigo
✔ 4,5g de sal
✔ 45g de açúcar
✔ 30g de gemas
✔ 120g de leite
✔ 24g de manteiga
✔ 24g de fermento fresco
✔ 30g de água
✔ 1 pote de creme de avelã (350g)
LEIA MAIS
Aprenda a fazer a banoffee com biscoito da Rô
No ritmo das festas de São João, aprenda a fazer o brigadeiro de pinhão da Angélica
Veja como fazer a torta alemã da Mari Araújo
MODO DE PREPARO
/// Em uma vasilha, coloque parte da farinha, faça uma cavidade nela, coloque o fermento, a água morna e cubra com o restante da farinha. Após 15 minutos, adicione os demais ingredientes, com exceção do creme de avelã, e amasse até a massa ficar lisa. Faça quatro bolinhas de aproximadamente 100g cada.
/// Após, abra as bolinhas em discos de massa e vá intercalando camadas de massa e creme de avelã.
/// Coloque um copo no centro do disco superior e aperte-o para a massa. Depois, corte com uma espátula 16 pedaços, como se fossem fatias. Pegue de dois em dois pedaços e gire-os, juntando as pontinhas de cada um.
/// Deixe a preparação descansar e crescer até dobrar de volume. Por fim, asse no forno por aproximadamente 15 minutos, com temperatura de 160°c a 180°c.
Rendimento: 1 unidade
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Guilherme Jacques