Saúde
Pronto-atendimento virtual opera em Esteio
Paciente pode ligar gratuitamente para uma central, passar por triagem e, em seguida, consultar por videochamada online
Sem enfrentar filas ou deslocamento, consultar um médico ficou mais fácil para os moradores de Esteio. Desde o dia 10 de agosto, a população da cidade da Região Metropolitana tem um novo canal para buscar atendimento à saúde. Trata-se de um pronto-atendimento virtual com funcionamento 24 horas, que opera como um posto de saúde online. Conforme a prefeitura, Esteio é o primeiro município do Rio Grande do Sul a oferecer esta modalidade de serviço digital 24 horas, sete dias por semana, de forma gratuita. O trabalho é prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação.
O novo serviço, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem a proposta de diminuir o fluxo de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que o trabalho presencial dos profissionais possa ser focado em outras necessidades.
— É uma maneira de ofertar mais uma porta de entrada para nossos usuários e fortalecer a atenção primária, que é o cuidado com a gestante, com as crianças, com pacientes de doenças crônicas, ações de prevenção e promoção da saúde, ações de saúde nas escolas. Com o PA virtual, conseguimos dividir esses atendimentos e dividir também as demandas por gravidade leve a moderada, ficando para a unidade de saúde questões que necessitam do atendimento presencial. Conseguimos garantir a oferta de agenda para esses acompanhamentos — explica a titular interina da SMS, Flavia Viecelli.
De acordo com dados da prefeitura, entre os meses de agosto e setembro, foram realizadas 4.332 consultas virtuais. O tempo médio de atendimento por ligação foi de sete minutos e 13 segundos. Em momentos de maior fluxo de chamadas, a espera na fila ficou, em média, em um minuto e 37 segundos.
Como funciona
O morador de Esteio que sentir dor de garganta, mal-estar, sintomas suspeitos de qualquer doença, por exemplo, pode telefonar para o 0800-941-5458.
O atendimento será feito pelo técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central, que repassa a ligação para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, em que consta o histórico da saúde e é possível verificar se está cadastrado em alguma UBS de Esteio — condição básica para poder utilizar o serviço.
Depois disso, o profissional de enfermagem fará a triagem e o paciente poderá informar o que sente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.
Depois da triagem, se necessário, será agendada uma consulta por videochamada com o médico. O paciente precisa ter internet para fazer a consulta. Apesar de ser agendada, a consulta ocorre no mesmo dia, minutos após a triagem.
Para ser atendido pelo pronto-atendimento virtual, o paciente receberá um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, por meio de vídeo. A videochamada pode ser atendida pelo computador ou pelo smartphone.
Caso o paciente não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), no qual consta o prontuário do paciente. Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.
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Experiência nova para os pacientes
Moradora de Esteio, a autônoma Fabiana São João Pires, 43 anos, usou o serviço em um dos primeiros dias de funcionamento.
— Liguei porque precisava de receitas de remédios. Tinha passado no posto e deu casualidade de ser o mesmo dia de estarem começando. Só não consegui fazer a chamada de vídeo, o link não entrou na hora. Mas fui atendida por chamada de voz.
Após a triagem, não esperou muito tempo até falar com a médica.
— Tanto a enfermeira quanto a doutora foram bem atenciosas. Enquanto a gente recebe o link, a enfermeira fica na linha pegando informações. Eu voltaria a usar para mim, mas em algumas situações, como consulta para a pediatria, ainda prefiro o médico ao vivo.
Fabiana também não teve problemas na farmácia, pois um código torna autêntico o pedido encaminhado pelo médico.
O empresário Rafael Haas, 34 anos, também utilizou o novo serviço:
— Estava com muita dor de garganta. Vi no Instagram da prefeitura (o serviço) e acabei recorrendo a esse atendimento. Foi rápido, simples. Uma médica me atendeu, eu disse o que estava sentido, os sintomas, e ela já soube o que era.
Retorno
Após 24 horas do atendimento, um profissional da enfermagem ou médico contata o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar sobre novos atendimentos, caso a queixa persista.
Cadastro na UBS de referência
Para utilizar o serviço, o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma UBS. Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o pronto-atendimento virtual.
Depois disso, para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.
Se for constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rapidamente possível.
Saiba mais
/// Quem pode ligar: moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do município
/// Como acessar: pelo número 0800-941-5458
/// Quando: durante 24 horas por dia, sete dias por semana
/// Casos em que o serviço pode ser acessado: quando não houver emergência no atendimento, com risco de morte para o paciente, como, por exemplo, quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. Pode ser utilizado também para pedido de renovação de receita, desde que tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses