Notícias



Pergunte ao DG

Veja como acompanhar os gastos dos candidatos nas campanhas eleitorais

Em seção especial, Diário Gaúcho responde dúvidas de leitores. Para enviar sua questão, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99759-5693

24/10/2022 - 05h00min


Porthus Junior / Agencia RBS
Segundo turno ocorre no dia 30 de outubro

Com alguns candidatos já eleitos e outros rumo ao segundo turno nas eleições, várias dúvidas passam pela cabeça dos eleitores. Para a professora de Filosofia Roberta Schmitz Sebalhos, que é moradora de Porto Alegre, a prestação de contas é um fator que deve ser importante na hora de avaliar os políticos. Por isso, ela pergunta:

— Como acompanhar e fiscalizar os gastos dos candidatos estaduais e federais nas campanhas e como a população pode ter acesso à transparência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)?

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), órgão gaúcho da Justiça Eleitoral, esclareceu a dúvida. Por e-mail, a Secretaria Judiciária deu a resposta:

"O TSE informa que o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), que pode ser acessado no portal do TSE, disponibiliza para consulta pública a arrecadação e os gastos de campanha das candidatas e dos candidatos que disputam as eleições de 2022.

Alguns dados são apresentados em forma de tabelas e infográficos para facilitar o entendimento. A ferramenta é importante para garantir a transparência do processo eleitoral e identificar possíveis irregularidades."

LEIA MAIS
Trilhos dos bondes: o que será feito com eles?
Embalagens menores no supermercado
Saiba identificar um recenseador do IBGE 

O TRE-RS também ensinou o caminho para realizar as consultas. O acesso pode ser feito diretamente pelo link divulgacandcontas.tse.jus.br.

divulgacandcontas.tse.jus.br / Reprodução
Site do DivulgaCandContas

Mas também aparece dentro do site do TSE. Para isso, é necessário acessar tse.jus.br. Depois, clicar na aba "Eleitor e eleições", no menu localizado na barra superior da página. 

Em seguida, em "Eleições 2022" e, após, em "Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (Divulga CandContas)". Na página, também há outras informações sobre as eleições, como estatísticas, informações sobre a urna eletrônica e sobre divulgação dos resultados, assim como normas e leis relacionadas. Confira o passo a passo abaixo:

Caso o eleitor encontre alguma irregularidade, pode fazer uma denúncia junto ao Ministério Público Eleitoral. De forma virtual, é possível denunciar pelo portal MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos).

Produção: Isadora Garcia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias