Outra vez
Usuários enfrentam fila na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre
Na semana passada, quando começou a operarem novo endereço, também houve reclamações sobre a fila externa
Usuários enfrentam fila na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre nesta segunda-feira (19). Por volta das 14h30min, a reportagem contou 60 pessoas aguardando atendimento na parte de fora. Algumas relataram cerca de 1h, 1h30min de tempo de espera.
A funcionária pública Aline Rosa estava nessa fila. Ela foi buscar medicamento para a filha, de oito anos, que tem deficiência de hormônio de crescimento:
— Ela faz o tratamento há seis meses. O atendimento antes era bem tranquilo, eu elogiava muito. Agora só de pensar que vai ser sempre assim me dá pânico — afirma.
Leia mais
Usuários enfrentam fila na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre
Agarrada à fé, família das gêmeas siamesas vive rotina de esperança e incerteza
Mãe pede ajuda para alugar respirador para a filha
O agora chamado Centro Logístico de Medicamentos Especiais mudou de endereço na segunda-feira da semana passada, dia 12, para a Avenida Azenha, 295, Bairro Azenha. O novo local de atendimento tem o dobro de guichês em relação ao antigo espaço, com capacidade de espera para 80 pessoas dentro do prédio.
O novo local é por causa da troca da gestão, que passou da Secretaria de Saúde do Estado (SES) para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No primeiro dia na Azenha, os usuários também relataram demora na fila do lado de fora do imóvel.
A aposentada Emma Gomez, que tem artrite psoriásica, também reclamou da mudança:
— Piorou muito! Antes, no Centro, eu retirava o medicamento em 10 minutos. Agora parece um atendimento precário — argumenta.
Conforme a SMS, a fila acontece porque muitos pacientes estão antecipando a busca de medicamentos devido ao período de Natal e Ano Novo. A pasta afirma que apesar da fila, o tempo de espera do lado de fora é, em média, de 20 a 30 minutos.
A secretaria ressalta que o agendamento de atendimento pode ser realizado online, clicando neste link, ou por telefone, das 8h às 17h, pelo número (51) 3289-2360. Ainda segundo a prefeitura, a central telefônica, que na semana passada passou por problemas, já funciona normalmente.