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Usuários enfrentam fila na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre

Na semana passada, quando começou a operarem novo endereço, também houve reclamações sobre a fila externa

19/12/2022 - 21h06min


Yasmin Luz
Yasmin Luz
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André Ávila / Agência RBS
Mesmo com lugares internos, há fila de espera do lado de fora da farmácia

Usuários enfrentam fila na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre nesta segunda-feira (19). Por volta das 14h30min, a reportagem contou 60 pessoas aguardando atendimento na parte de fora. Algumas relataram cerca de 1h, 1h30min de tempo de espera.

A funcionária pública Aline Rosa estava nessa fila. Ela foi buscar medicamento para a filha, de oito anos, que tem deficiência de hormônio de crescimento:

— Ela faz o tratamento há seis meses. O atendimento antes era bem tranquilo, eu elogiava muito. Agora só de pensar que vai ser sempre assim me dá pânico — afirma.

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O agora chamado Centro Logístico de Medicamentos Especiais mudou de endereço na segunda-feira da semana passada, dia 12, para a Avenida Azenha, 295, Bairro Azenha. O novo local de atendimento tem o dobro de guichês em relação ao antigo espaço, com capacidade de espera para 80 pessoas dentro do prédio. 

O novo local é por causa da troca da gestão, que passou da Secretaria de Saúde do Estado (SES) para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No primeiro dia na Azenha, os usuários também relataram demora na fila do lado de fora do imóvel.  

A aposentada Emma Gomez, que tem artrite psoriásica, também reclamou da mudança:

— Piorou muito! Antes, no Centro, eu retirava o medicamento em 10 minutos. Agora parece um atendimento precário  — argumenta.

Conforme a SMS, a fila acontece porque muitos pacientes estão antecipando a busca de medicamentos devido ao período de Natal e Ano Novo. A pasta afirma que apesar da fila, o tempo de espera do lado de fora é, em média, de 20 a 30 minutos. 

A secretaria ressalta que o agendamento de atendimento pode ser realizado online, clicando neste link, ou por telefone, das 8h às 17h, pelo número (51) 3289-2360. Ainda segundo a prefeitura, a central telefônica, que na semana passada passou por problemas, já funciona normalmente. 



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