Pergunte ao DG
Mensagem pelo WhatsApp oferecendo prêmios e dinheiro? Desconfie!
Suposta enquete com o tema "Carnaval por tempo limitado do 88º aniversário do Zaffari" é uma das campanhas mais recentes; a empresa informou que a promoção é falsa
Vários leitores têm entrado em contato com o DG, pelo WhatsApp, falando sobre diferentes supermercados estarem fazendo promoções e entrega de prêmios em comemoração aos aniversários das lojas.
Essas mensagens chegam por meio de links e, em alguns casos, pedem que os usuários respondam a uma pesquisa e compartilhem o link com mais contatos. Diante dessa situação, surge a dúvida:
— Isso é verdade?
LEIA MAIS
Aumento repentino na conta de água, o que pode ser?
Ônibus: depois da pandemia, eles voltarão ao normal ou não?
Saiba identificar um recenseador do IBGE
Cuidado, leitores! Esse tipo de mensagem enviada pelo WhatsApp é falsa. Os criminosos virtuais podem estar em busca de dados pessoais seus e, com base nisso, passam a oferecer propagandas constantes. Também pode ser uma tática para aplicar golpes ou instalar vírus no seu aparelho.
Uma das mensagens recentes é uma suposta enquete com o tema "Carnaval por tempo limitado do 88º aniversário do Zaffari". Ontem, a empresa se pronunciou informando que a mensagem é falsa. Ainda não está claro o objetivo da mensagem com a promoção, mas a orientação é não clicar no link (veja mais dicas abaixo).
Um outro exemplo foi verificado em 2021 pela Agência Lupa, que faz checagem de informações. Era uma mensagem que circulava pelo aplicativo, prometendo distribuir vales-presentes para celebrar o aniversário da rede de supermercados Atacadão.
A checagem mostrou que se tratava de um golpe criado para roubar dados dos usuários e fazê-los receber propagandas, o que rende dinheiro aos criminosos virtuais. Na época, a assessoria de imprensa do Atacadão afirmou que aquela era uma falsa promoção.
Confira cinco dicas:
1. Desconfie de mensagens que tenham erros de escrita e que peçam para você clicar em determinado link para obter alguma vantagem — mesmo se forem enviadas por algum contato conhecido.
2. Evite responder mensagens ou formulários que pedem informações pessoais, como conta bancária e até mesmo data de aniversário.
3. Preste atenção ao endereço do site que você está acessando: em muitos casos, os criminosos criam sites parecidos com os originais, mas, em outros, são endereços completamente diferentes.
4. Não baixe ou execute arquivos em seu dispositivo a partir do link que você recebeu.
5. Para confirmar se a mensagem é verdadeira, vá até os canais oficiais das empresas e veja se a promoção foi divulgada.
Produção: Isadora Garcia
Produção: Isadora Garcia