Notícias



Seu Problema é Nosso

Leitora acompanhada pelo DG em 2022, Delene pede ajuda

No ano passado, o jornal contou a trajetória da moradora de Porto Alegre em busca do sonho de conquistar a casa própria; para se manter, ela corre atrás de itens como remédios e alimentos

01/05/2023 - 18h14min


Jonathan Heckler / Agencia RBS
Sem conseguir trabalhar, Delene conta com doações e com algumas vendas que faz

Personagem conhecida das páginas do Diário Gaúcho, a moradora do bairro Santa Tereza Delene Cesconetto, 44 anos, pede ajuda. Ela precisa de itens para o dia a dia e para seu bem-estar, assim como remédios e apoio financeiro para pagar as idas a consultas e exames (veja mais abaixo).

Ao longo de 2022, Delene apareceu em diversas reportagens falando sobre a busca pelo seu sonho de conquistar a casa própria. As dificuldades vividas por ela, assim como o desejo de conseguir se aposentar, fizeram com que algumas outras metas se tornassem prioridade, como ter o que comer e poder seguir seus tratamentos.

Entre os problemas de saúde, Delene tem sequelas de paralisia cerebral e lúpus. Ela enfrenta dificuldades para caminhar, e sua visão tem piorado ao longo dos anos. Agora, também investiga alterações que apareceram em seu exame de sangue.

Luta diária

Sem receber nenhum valor mensalmente, já que não consegue trabalhar, Delene busca se aposentar ou conseguir algum auxílio via INSS desde 2018. Na tentativa mais recente, iniciada em 2022, ela aguarda o andamento do processo junto à Defensoria Pública da União. A primeira perícia ocorreu na quinta-feira passada, com ortopedista.

O último trabalho da moradora do Santa Tereza foi na biblioteca da universidade onde se formou em Letras. Lá, ela ficou por 12 anos, mas, devido aos problemas de saúde, precisou se afastar do emprego no início de 2018.

LEIA MAIS
Veja a retrospectiva do ano de três leitores do DG na busca por seus sonhos
Mudanças e novas metas: como está a reta final do ano para os leitores acompanhados pelo DG
Em busca de ajuda: o que marcou setembro para trio de leitores acompanhados pelo DG

Apoio financeiro

Além de ajuda com materiais e serviços, para se manter, Delene também aceita apoio financeiro via Pix, com a chave 51986010354.

Parte do dinheiro arrecadado vai para os deslocamentos a consultas e exames. Além de lingeries e cosméticos, ela está vendendo rifa — cada número custa R$ 5 —, com o prêmio sendo um computador. O sorteio está previsto para  14 de maio.

Delene também vende o livro TikTextos: Minicontos, Haicais, Poetrix, Aforismos e Outros Textos Brevíssimos, do qual é uma das autoras. A obra é fruto de um curso de escrita que ganhou de presente de um amigo. Cada livro custa R$ 39. 

Também para conseguir uma renda, a moradora do Santa Tereza está disponível para dar aulas de Português em sua casa ou de forma remota para alunos de séries iniciais ou idosos. 

Como contribuir?

Quer ajudar com algum dos itens abaixo? Entre em contato pelo (51) 98601-0354

/// Remédios diprospan, pregabalina 150mg, ciclobenzaprina e miosan, que Delene usa para controlar as dores; hidroxicloroquina 400mg e vitamina D, que ajudam em relação ao lúpus; olmecor 40mg, para controle da pressão arterial; e hystin 2mg, que melhora as alergias que ela tem na pele

/// Bengala em alumínio, com quatro pontas — Delene precisa de ajuda para se locomover

/// Psicólogo voluntário para sessões uma a duas vezes ao mês, de forma remota, ou ajuda para custear sessões pagas. Delene buscou alternativas via assistência social, mas não conseguiu de forma remota (o que facilitaria por conta das dificuldades de deslocamento)

/// Cerave loção hidratante e M Lix creme (por conta da pele ressecada e das alergias), bolsa térmica eletrônica (para alívio das dores) e aparelho de pressão digital

/// Alimentos, principalmente frutas e verduras, e material de higiene

/// Auxílio para consertar a pia (um buraco embaixo tem permitido a entrada de baratas e formigas) e para limpar a casa

Produção: Isadora Garcia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias