Papo Reto
Manoel Soares recomenda: "Ouçam Cartola"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
As palavras acima são parte da música O Mundo É um Moinho, que Cartola fez para sua filha Creuza, ao menos até onde sabemos. Pelo que se conta, nessa época Creuza estava se interessando pelos homens e estava se atrapalhando. Sabendo desse contexto, releia a parte da música, vai lá e depois continue lendo nossa coluna. Foi? Viu como é o conselho de um pai? Quantas vezes tentamos fazer de nossas palavras formas de proteção para nossos filhos, mas se eles optarem por não vestir a armadura, não adianta. Ele continua dizendo à filha:
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Leia mais colunas de Manoel Soares
Feliz aniversário para mim
Leão de internet
O velho da ilha do vento
A vida devora o que temos de melhor, e para cada conselho são ao menos 10 lágrimas, mas nem sempre nossos alertas têm eco em corações ansiosos por viver a vida. Aos poucos, vemos o brilho da alegria ir se apagando nos olhos de nossos filhos. Quando nossos cabelos ficam brancos, buscamos como loucos recuperar o brilho que se foi, nos apegamos a cada faísca de alegria como se não existisse amanhã, mas o amanhã sempre vem, para nós e para nossos filhos.
Sim, o mundo é um moedor profissional de sonhos e dá gargalhadas cada vez que deixamos um pedaço do nosso melhor no caminho. Meu desejo como pai é que meus filhos saibam a diferença entre ilusão e sonho. Os sonhos merecem ser alimentados e devemos correr atrás deles sempre. Já as ilusões nos levam para um abismo que em seu fundo tem um labirinto de tristeza. Entender quando é um ou outro, nos dias de hoje, é o maior desafio. Essa geração, assim como a Creuza de Cartola, acha que tem o mapa que leva à alegria e que as dores serão suportáveis. Mas, infelizmente, quando não ouvimos conselhos, deixamos um pedaço de nós no caminho. Como disse Cartola:
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó
O que posso sugerir aos filhos que leem esse texto é: ouçam Cartola.