Receita do Leitor
Fofinho e recheado: saiba como fazer o pão de linguiça da Natália
Leitora de Porto Alegre comercializa o produto e sonha em se profissionalizar ainda mais
Para a assistente administrativa Natália Scherer Pohlmann, 24 anos, os pães são primeiro uma forma de se transportar para o passado. Para a casa das tias, onde, ao entrar, sentia o perfume das receitas de família.
– Sou de família alemã e italiana. E tinha uma tia que, sempre que chegávamos, tinha um pãozinho. Então, tem uma memória afetiva envolvida – conta.
Além disso, para a moradora do bairro Floresta, em Porto Alegre, o pão também é uma aspiração profissional. Isso porque Natália procurou se profissionalizar na área e fez um curso de panificação para aprender mais sobre os preparos. Hoje, tem a expectativa de viver disso.
– Tenho um trabalho de carteira assinada, mas vendo pães no Instagram (@paesecucas.pohlmanns) e meu sonho é, no futuro, me dedicar a isso integralmente. É uma paixão, sabe? Quando a gente sente que tem um dom? – explica.
Testes
O amor pela panificação divide espaço com a disciplina e a vontade de aprender mais. Natália diz que almeja fazer uma graduação em Gastronomia. Dessa forma, poderia explorar mais seus gostos e aumentar conhecimentos.
Foram os testes na cozinha, inclusive, que a fizeram chegar à receita que apresenta aos leitores do Diário Gaúcho, o pão de linguiça. A versão final do preparo é resultado de várias tentativas. Todas elas com o objetivo de chegar ao resultado atual:
– Ele é extremamente fofinho, o que é difícil, porque tem que sustentar o recheio. Normalmente, uma massa para aguentar o recheio precisa ser mais firme, pesada – aponta.
LEIA MAIS
Influenciadora de Gravataí ensina a fazer bolo que originou projeto social
Dia dos Pais: veja como preparar a Lasanha do Amor do Mendes
Yakisoba: conheça o prato favorito da Ana
Participe
/// Quer dividir sua receita favorita com os leitores do Diário Gaúcho? Tem um prato com uma história especial em sua vida? Aquele segredinho de cozinha que faz sucesso entre amigos e família? Envie para a seção Receita do Leitor. Basta chamar o DG no WhatsApp (51) 99759-5693.
Meu segredinho
– Quando fazemos pães, é sempre importante atentar à temperatura do ambiente. É necessário usar os líquidos (água/leite) gelados em dias quentes, ou mornos em dias frios, para que o fermento possa se desenvolver facilmente sem que ocorra uma “queima”.
Ingredientes
✔ 6 xícaras de farinha de trigo
✔ 1 colher (sopa) de açúcar
✔ 1 colher (chá) sal
✔ 10g de fermento biológico (1 pacote)
✔ 3 colheres (sopa) de manteiga/margarina
✔ 2 ovos
✔ 1 xícara de leite
✔ 1/2 xícara de água (para, aos poucos, dar ponto à massa)
✔ 2 peças de linguiça calabresa
Modo de preparo
/// Em uma bacia, adicione toda a farinha. Faça um buraco no centro e coloque o fermento, adicione o leite aos poucos para dissolver o fermento com um pouco desta farinha.
/// Adicione os demais ingredientes líquidos no centro, dissolvendo bem e misturando com a farinha.
/// Após a boa dissolução dos líquidos com o fermento, adicione o açúcar e o sal. Incorpore toda a massa com as mãos e adicione água aos poucos até obter uma massa homogênea, macia, que desgrude das mãos.
/// Sove a massa por cerca de 10 minutos ou até obter uma massa lisa em ponto de véu (quando a massa fica bem elástica e pode ser puxada sem se romper). Deixe fermentar e crescer durante em torno de 45 minutos.
/// Divida a massa em duas partes. Abra uma delas com um rolo, recheie com linguiça calabresa em cubos. Enrole em formato de pão. Repita com a outra parte.
/// Faça uma mistura de 1 ovo com meia xícara de leite e pincele em cima do pão para que ele fique dourado.
/// Asse os pães a 200°C por aproximadamente 45 minutos ou até ficar dourado.
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 2 pães médios
*Produção: Guilherme Jacques