Seu Problema É Nosso
Alagamentos causam transtornos no bairro Farrapos
Moradora relata que, mesmo sem registro de chuvas na Capital, Rua Adelino Machado de Souza enche de resíduos de esgoto
Entre os sentimentos da auxiliar de serviços gerais Maria Teresinha dos Santos Flores, 55 anos, a insatisfação divide espaço com a dúvida. Sofrendo com os constantes alagamentos em sua residência, na Rua Adelino Machado de Souza, bairro Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, ela conta que a prefeitura teria iniciado uma obra para solucionar o problema. O prazo de execução prometido era de dois meses.
– Mas isso foi em junho (de 2023) e, até agora, nada. Pelo que sei, a nova galeria (por onde deveria escoar o esgoto) está pronta. Até fecharam a rua para fazer a ligação e a liberação, mas não fizeram. Não entendo, por que demora tanto – questiona.
E, enquanto espera uma resposta e a resolução do problema, ela elenca prejuízos que tem com armários e eletrodomésticos:
– Tudo dentro de casa precisa ser improvisado, porque nunca sabemos como vai encher de novo. Os armários, por exemplo, estão cheios de problemas. E não vale a pena comprar novos, porque nunca se sabe quando vai acontecer novamente.
Antigo
A dificuldade, de acordo com Maria, não é novidade. O problema de alagamentos na região se estende por mais de dez anos, mas teria piorado nos últimos tempos, segundo a leitora.
– Pelo que sei, a casa de bombas não recebe o esgoto. A antiga galeria não leva mais nada para lá e cai tudo na rua – opina.
Além disso, ela nunca soube ou percebeu uma manutenção de grandes proporções na região, com vistas a sanar ou, ao menos, amenizar as cheias.
– Não precisa nem chover para a rua ficar cheia. Em dias de sol, o esgoto também toma conta, e o fedor é insuportável. Sem contar que a gente tem que sair para trabalhar e pisar na água suja. É uma questão de saúde pública – diz.
Outro problema citado pela auxiliar de serviços gerais diz respeito aos transtornos que o atraso no serviço executado pelo município trouxe para a região. Isso porque a rua foi fechada para a execução dos trabalhos. Com a demora citada por ela, o fechamento tem prejudicado a circulação de veículos e, consequentemente, a mobilidade dos moradores.
– Vieram aqui há um tempo, tiraram fotos, conversaram, e nada. Então, que não tivesse começado, se não era para terminar – reclama.
Retomada de trabalhos nos próximos dias
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre afirma que a obra citada por Maria trata-se da interligação das casas de bombas números 8 e 5, ambas localizadas no bairro Farrapos.
Essa obra, ainda segundo o departamento, ocorre ao longo da Rua Adelino Machado de Souza.
Diz o Dmae, porém, que os trabalhos foram interrompidos em razão das chuvas dos últimos meses e do nível elevado do Guaíba. “É necessário que o poço das casas esteja com nível baixo para interligar a nova galeria”, conclui a explicação.
Segundo o órgão público, a retomada dos trabalhos deve ocorrer nos próximos dias.
*Produzir: Guilherme Jacques