Notícias



Seu Problema é Nosso

Buracos atrapalham tráfego em avenidas de Sapucaia do Sul

Motoristas relatam prejuízos nos carros e temem o risco de acidentes

04/01/2024 - 12h49min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Avenida Coronel Theodomiro Porto da Fonseca é uma das mais castigadas.

A quantidade de buracos em algumas vias de Sapucaia do Sul tem gerado reclamações de motoristas que trafegam pela cidade. Entre as citadas como mais danificadas, estão as avenidas João Pereira de Vargas e Coronel Theodomiro Porto da Fonseca – principais caminhos de circulação na região central do município. 

Para o motorista de aplicativo Nathan Gama Dutra, 33 anos, o problema, que já existia, piorou muito no último um ano e meio. Ele, que mora em Sapucaia do Sul há dois, evita circular pela cidade, temendo os estragos que os buracos podem causar no carro, seu instrumento de trabalho. 

– A gente (motoristas de aplicativo) tem um grupo em que nos comunicamos. O pessoal não é muito fã de andar aqui. Tu vai para um lado, tenta desviar, aí já tem outro (buraco)– explica. 

Acidentes 

Nathan compartilha do sentimento de outros condutores, que concordam que dirigir na cidade é um des afio. Segundo o motorista, é preciso andar em zigue-zague, desviando dos buracos e aumentando a chance de causar acidentes. Isso porque, se não for assim, o desnível do asfalto vai gradualmente comprometendo o veículo. 

– Dá prejuízo conforme vai passando o tempo. Revisei o carro há uns três meses e já tive que trocar peça de novo – relata. 

Soluções 

Dirigindo há quatro anos por aplicativo na região, Nathan percebe que, mesmo que sejam feitos alguns consertos, “na primeira chuva” o problema retorna. Além disso, as precipitações também prejudicam os condutores, camuflando os buracos, o que torna ainda mais perigoso andar pelo asfalto desgastado. 

– Qualquer lugar que a gente vai é um risco de cair e perder uma roda – teme o motorista, que lembra de já ter visto um carro quebrar em um dia chuvoso. 

“Turbulência” 

Conforme conta Nathan, os pontos mais críticos são as avenidas que cruzam a cidade, zonas movimentadas por comércio, serviços e escolas. Uma região com muitas oportunidades para quem trabalha com aplicativos de transporte, mas que, várias vezes, leva os profissionais a abrirem mão de fazer corridas na área. Os próprios passageiros reclamam da demora para achar um motorista. 

– Eu faço uma brincadeira: quando a gente vai entrar na avenida que tem buracos, eu aviso que vai ter turbulência, que nem em avião – diz. 

Para ele, que antes morava em São Leopoldo, a situação da cidade se destaca quando comparada às outras da Região Metropolitana. 

– É um contraste muito grande quando a gente (motoristas) muda de cidade. Não precisa nem de mapa para saber quando está em Sapucaia, é só reparar nas ruas – comenta.

Prefeitura começará manutenção neste mês

A prefeitura de Sapucaia do Sul diz ter conhecimento da situação das vias na cidade, que foi “agravada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado em 2023”. O município informa que, no segundo semestre do ano passado, deu início a um programa de asfaltamento e recuperação de vias e que 35 já foram asfaltadas. 

“Na segunda semana de janeiro, há previsão de início das obras de reconstrução total da malha asfáltica das avenidas João Pereira de Vargas e Coronel Theodomiro Porto da Fonseca, com investimento de mais de R$ 9 milhões. As obras das vias principais começam com um processo de fresagem (remoção da malha antiga) e, na sequência, as avenidas começam a receber o novo asfalto”, diz o comunicado.

Produção: Caroline Fraga



MAIS SOBRE

Últimas Notícias