Piquetchê do DG
Conheça o publicitário que compartilha curiosidades sobre a cultura gaúcha nas redes
Lucas Negri vive em Santa Catarina, mas nasceu em Ibiaçá, no noroeste do RS
Qual a explicação da letra da música Do Fundo da Grota? Qual a diferença entre maragatos e chimangos? Como dar nó no lenço? Por que pila é dinheiro? Quando se deve usar boina?
Essas são algumas das dúvidas que Lucas Negri, 36 anos, responde nas páginas do Linha Campeira. O conteúdo criado pelo publicitário gaúcho, que mora hoje em Caçador, Santa Catarina, soma milhões de visualizações e cerca de 136 mil seguidores no YouTube e Instagram. Mas falar da temática gaúcha é algo que vem de alguns anos, detalha Lucas.
– O projeto Linha Campeira tem 16 anos. Começou como programa de rádio e, a partir de 2016, com o canal no YouTube e no Instagram. Resolvi disponibilizar o conteúdo na internet como uma continuação daquilo que a gente falava no programa de rádio, aproveitando o que já era pesquisado, porque sabia que mais gente tinha as mesmas dúvidas que eu – conta.
Hoje o programa gravado com temáticas da cultura gaúcha e músicas é distribuído para mais de 40 rádios do RS, de outros estados e até para o exterior. Lucas conta com quatro parceiros: Luís de Bragas, Everton Darolt, Leonel Furtado e Rafael Fensterseifer. O programa também fica disponível em plataformas de áudio.
Apesar de não nascer em uma família envolvida no meio tradicionalista, Lucas conta que a valorização da cultura e costumes gaúchos foi aflorada quando ele saiu de Ibiaçá, no noroeste do Rio Grande do Sul, e foi morar sozinho, em Blumenau (SC). Aliado à isso, o gaúcho ressalta que a sua curiosidade impulsionou o começo do projeto.
– Sou um curioso nato. Sempre gostei de ler bastante, pesquisar curiosidades. Quando uso esses conteúdos para o canal, vou lendo em livros e anotando tópicos e, depois, escrevendo pequenos textos sobre. Muita gente pergunta o que significa uma palavra aqui outra ali, não sei de tudo, mas se não sei vou atrás de pessoas mais experientes. Se é numa música, por exemplo, tento falar com o compositor para ele explicar e contextualizar – explica.
Sucesso
O conteúdo mais acessado no canal é um vídeo explicando a letra de Do Fundo Da Grota, de Baitaca.
– Viralizou no YouTube porque a música estava sendo sucesso no Brasil na época e por causa dos termos que ninguém conhecia. Para nós (gaúchos), a música já era muito conhecida. Já no Instagram, os vídeos sobre os lenços teve muitos acessos, muito mais que eu imaginava. Acho que é por causa do time (a coincidência) com a Semana Farroupilha – conta o influenciador.
Já para a produção dos vídeos com fatos históricos, ele conta que chegou a ler de dois a três livros para conseguir explicar nas redes. No ano passado, Lucas falou sobre o tema dos Festejos Farroupilhas, que era o centenário da Revolução de 1923.
– A ideia era explicar o que aconteceu em 1923, o que era chimango, o que era maragato. Muitas pessoas não sabem ou tem uma explicação simplista para isso. A intenção é colocar luz em cima e mostrar que a história é mais complexa – detalha.
Para conhecer o conteúdo 100% gaúcho e ver se Lucas já respondeu alguma dúvida que tu tens, acesse @linhacampeiraoficial no Instagram ou no canal Linha Campeira no YouTube. Os programas de rádio estão em linhacampeira.com.