Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares e a ligação entre o grupo Revelação e o fone 188

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados 

16/03/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Manoel Soares / Arquivo Pessoal

Conhece essa música?

“Vou-me embora agora!
Vou embora pra outro planeta
Na velocidade da luz
Ou quem sabe de um cometa
Eu vou solitário e firme
Onde a morte me aqueça
Talvez assim de uma vez
Para sempre eu lhe esqueça.”

Essa é Velocidade da Luz, que em 2006 ficou famosa com o grupo Revelação, mas que é uma composição de Dicléu, compositor baiano, que guarda, na verdade, uma história que poucos conhecem. Esse: “Vou-me embora agora para outro planeta” é sobre alguém que quer tirar a própria vida – sim, essa música é sobre suicídio. Ao ler a estrofe: “Vou solitário e firme onde a morte me aqueça, talvez assim de uma vez para sempre eu lhe esqueça”, fica claro o tamanho da dor sentida pelo compositor. 

Assim como essa música, muita gente está diariamente nos falando em tirar a própria vida, sobre dar um fim em tudo. Na maioria das vezes, a ideação suicida não vem expressada de maneira explícita, mas em códigos de fala que precisam ser decifrados por ouvidos atenciosos. Apesar de muitos tratarem como frescura ou coisa de quem quer chamar atenção, esse tipo de avaliação errada só empurra a pessoa mais ainda para o buraco. O ideal é incentivar a pessoa a buscar ajuda especializada, que pode ser de graça. Sim, em uma ligação gratuita quem sofre ao ponto de tirar a própria vida pode ter amparo. O número é 188. Lembre desse número: 188, é o número do CVV, Centro de Valorização da Vida, um serviço especializado em ajudar pessoas que estão com ideação suicida. 

Às vezes, você ajudar a pessoa a ligar para esse número é mais válido do que ficar dando a sua opinião sobre os sentimentos dela. Não temos formação sobre como ajudar e nem sempre nossas palavras são compreendidas como ajuda, mas sim como críticas dolorosas. No CVV, há pessoas capacitadas para ajudar. Sempre que ouvir a música do Revelação, lembre-se do 188. Valeu, gente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias