Notícias



Seu problema é nosso

Em Viamão, buraco em rua do bairro Jardim Fiuza gera incômodo em moradores

Fissura se abriu no início do ano e foi aumentando de tamanho até se tornar uma cratera com vazamento de esgoto. A prefeitura foi acionada mas não consertou o desnível, que já causou acidentes

31/07/2024 - 15h07min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Buraco tem cerca de 1 metro de largura.

Um buraco de cerca de 1 metro de largura vem preocupando os moradores da Rua Araucária, no bairro Jardim Fiuza, em Viamão. A cratera, que se abriu na altura do número 498, atrapalha o tráfego dos motoristas e se tornou uma poça de esgoto a céu aberto. 

O motorista Paulo César Sales Lemes, 50 anos, relata que a deterioração do asfalto em frente à sua casa começou há seis meses. Com o impacto das chuvas e do tráfego de carros e ônibus, a pequena fissura foi aumentando de tamanho e, em seguida, o esgoto começou a vazar. É o único obstáculo da via, que foi pavimentada em 2022. 

Ele e alguns vizinhos levaram o problema à prefeitura por meio de e-mails, ligações e visitas à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Os moradores contam que equipes da pasta foram ao local algumas vezes para avaliar a situação, mas não foi feito um conserto definitivo. No início do ano, o buraco foi preenchido com areia de forma emergencial. No entanto, a solução não durou muito tempo. 

O desnível representa um risco aos motoristas, principalmente para os que não conhecem o trecho. Paulo conta que já viu três motoboys que foram fazer entregas na rua sofrerem acidentes, além de que ele mesmo encontra dificuldades: para entrar com o carro na garagem de casa, é preciso manobrar algumas vezes, desviando do buraco. 

– Só não tive prejuízos, ainda, porque cuido bastante, mas me preocupo por quem não está acostumado a dirigir aqui, principalmente de noite. Sempre dá para saber quando algum veículo cai no buraco, faz um barulho alto – acrescenta. 

O mau cheiro do esgoto também é um incômodo. O odor faz com que Paulo não consiga passar muito tempo na frente de casa. 

– Em dias quentes é insuportável. Se um carro passa por ali, respinga a água suja em quem está na calçada. Quando tu chega perto, dá pra ver umas bolhas estourando, parece que está criando bicho… é perigoso e insalubre – reclama.

Contraponto

Contatada pela reportagem do Diário Gaúcho, a prefeitura de Viamão não respondeu aos questionamentos sobre a mantenção da rua até o fechamento desta edição.

Produção: Caroline Fraga


MAIS SOBRE

Últimas Notícias