Seu problema é nosso
Músico de Viamão consegue comprar trompa depois de divulgar vaquinha
Ângelo pediu ajuda aos leitores do Diário Gaúcho, no início do ano passado, para arrecadar dinheiro para a compra do instrumento. Ele toca na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul
Um ano e meio depois de relatar aos leitores do Diário Gaúcho o desejo de ter a própria trompa, o músico Ângelo Miguel Fagundes da Silva, 22 anos, conquistou o tão sonhado instrumento. Com a aquisição, o morador de Viamão não precisará mais utilizar o equipamento emprestado pela orquestra onde trabalha.
— Agora posso viajar para fazer apresentações e, se tiver oportunidade em outras orquestras, eu garanto que vou tocar a trompa, não vou depender do instrumento que estiver à disposição — celebra.
“Tremia tanto que parecia um despertador” é como o trompista, que toca na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS), descreve o seu celular na manhã da publicação no DG, em 20 de janeiro do ano passado. As vibrações, na verdade, eram de inúmeras notificações de doações na vaquinha online que havia criado. Com a ajuda dos leitores, Ângelo atingiu 50% da meta de arrecadação, que era R$ 10 mil.
No entanto, a compra só foi efetuada no mês passado. Isso porque Ângelo continuou tentando juntar, durante o ano inteiro, todo o valor que havia estipulado, coisa que não aconteceu. As doações estagnaram, e o trompista não via como atingiria o seu objetivo.
Foi então que, conversando com um professor em quem confia, ele se convenceu de que estava na hora de comprar a própria trompa. Não seria nova como esperava, mas pelo menos seria sua. Para a felicidade do músico, ele se surpreendeu ao descobrir o preço de um instrumento usado: era mais barato do que pensava, e cabia no seu orçamento.
— Meu professor disse que o importante era ter o meu instrumento, não adiantava mais esperar, porque esse seria um passo importante para seguir novos rumos. Eu comecei a negociar e, de um dia para o outro, fechei a compra.
Esses rumos a que Ângelo se refere são as oportunidades profissionais e de estudos que ele vai buscar daqui para frente. O próximo sonho que o viamonense quer realizar é entrar na faculdade de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano que vem.
Ele também entende que essa mudança será benéfica para a OJRS, grupo que emprestava a trompa para ele. É que o instrumento, agora, vai ser oferecido para uma nova aluna da orquestra, que poderá levá-lo para casa e trabalhar com ele. Atualmente, além da OJRS, o trompista toca na Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e é convidado da Orquestra Filarmônica UFRGS.
Nos últimos meses, enquanto juntava dinheiro para comprar a trompa, Ângelo se empenhou em evoluir e divulgar seu trabalho. O músico dedica a conquista a todos que fizeram parte dessa jornada:
— Eu gostaria de agradecer a todas e todos que me ajudaram, não só com as doações e com a divulgação da minha vaquinha, mas, também, àqueles que acreditaram em mim e meu sonho, a quem torceu por mim e me ajudou de alguma forma. Aos amigos, amigas e colegas que sempre me deixaram de pé e me motivaram. De coração, muito obrigado!
Produção: Caroline Fraga