Tutorial
Saiba como mudar de nível na conta gov.br
Existem três etapas de segurança de validação do usuário. Algumas ações só são possíveis se você tiver determinado grau de verificação.
A primeira edição do Tutorial ensinou os leitores do Diário Gaúcho a criarem uma conta gov.br. Porém, existe outra característica que deve ser considerada depois de criar a conta: o nível de sua confiabilidade. São três níveis que indicam a segurança de validação dos usuários: bronze, prata e ouro. Algumas ações digitais só são possíveis se você tiver determinado grau de verificação. Todas as contas são criadas no nível bronze, em que é possível acessar serviços digitais, realizar prova de vida com reconhecimento facial e fazer login com biometria do celular.
Já com a prata, é possível utilizar serviços de assinatura eletrônica, habilitar a autenticação em duas etapas e compartilhar dados e documentos digitais. A conta ouro tem as mesmas vantagens da prata, porém, apresenta o nível de segurança máximo oferecido pela plataforma.
No Tutorial desta edição, você aprenderá a mudar sua conta gov.br de bronze para prata. Existem duas maneiras de fazer isso, porém, será destacada a forma que é realizada a partir do reconhecimento facial oferecido pelo aplicativo, que compara os dados cadastrados na sua Carteira de Habilitação (CNH).
Passo a passo
/// Passo 1: Abra o aplicativo e, no painel superior, clique em “Aumentar nível”.
/// Passo 2: Clique em “Aumentar Nível da Conta” na nova aba.
/// Passo 3: Clique em “Fazer reconhecimento facial” e realize a leitura de face seguindo as instruções que aparecerão na tela. Pronto! Agora você tem uma conta nível prata.
E tem mais:
Para mudar sua conta de nível prata para ouro, o processo é exatamente o mesmo. Porém, é necessário um intervalo de tempo depois de alterá-la para prata para que consiga fazer esse procedimento. Nesse caso, as informações coletadas pelo reconhecimento facial são comparadas com as presentes no seu cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
*Produção: Elisa Heinski