Litoral
Balneário Quintão recebe veranistas com avenida esburacada
Moradores relatam transtornos e prejuízos causados pela falta de obras de recapeamento na principal via da localidade
Na semana em que o Balneário Quintão foi tomado pelos veranistas, a principal avenida do distrito litorâneo de Palmares do Sul, no Litoral Norte, tinha o tráfego dificultado pelo asfalto irregular e os buracos que se multiplicam a cada chuva.
De acordo com moradores, faz quase um ano que a Avenida Esparta, um prolongamento da RS-786, não recebe obras de recapeamento asfáltico. A última, aconteceu no começo do ano passado.
— A gente vive do comércio, vive do turismo no litoral e está à mercê do destino. Não tem condições (de trafegar). Na primeira entrada do município tem uma cratera gigantesca que é preciso desviar — afirma Caroline Padilha Pereira, moradora de Quintão e atendente em uma agropecuária que fica na via principal.
O problema não é novidade. Em 2013, a reportagem do Diário Gaúcho descreveu um problema semelhante com asfalto recortado por buracos e moradores descontentes com a situação da avenida.
Prejuízos
De acordo com Caroline, a administração municipal costuma fazer um trabalho de recapeamento anual para receber os veranistas para a temporada.
Durante o período de festas de fim de ano, o número de habitantes do balneário chega a quintuplicar. Passa de 8 mil para cerca de 40 mil habitantes, destacam os moradores. No ano passado, contudo, o trabalho se restringiu a um saibro – pó de pedra – para amenizar os solavancos. Porém, o material tende a ser levado pela chuva.
— Eles vão deixar para fazer quando não tiver como transitar na rua de tanto movimento? Não faz sentido — afirma a moradora.
O taxista Higor Azevedo define a situação da via como “precária”. Segundo ele, os gastos com manutenção de seu carro de trabalho exigem uma troca anual do veículo para evitar prejuízos maiores.
— Acaba danificando suspensão, os amortecedores, a roda balança. Então, a gente troca de ano em ano, para os veículos não se desvalorizarem demais — explica.
Luan Farias da Silva trabalha como vigilante em Magistério, em Balneário Pinhal, e transita diariamente pela via. O morador chega a comparar a situação da Avenida Esparta à Lua por conta da buraqueira.
— É uma vergonha essa situação, porque gera muita insegurança para quem precisa desviar dos buracos — diz Luan, que também trabalha como motoboy.
Tapa-buracos
Em nota assinada pelo prefeito Mauricio Muniz (MDB), a prefeitura de Palmares do Sul informa que está ciente dos problemas em Quintão e que se empenha na sua solução.
A administração acrescenta que já existe um projeto para recuperação asfáltica do trecho. A liberação dos recursos e execução das obras, porém, depende da aprovação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. O dinheiro é oriundo de emendas parlamentares.
“Sobre prazos não temos como informar, por não estar em nosso âmbito. Momentaneamente, seguiremos com operação tapa-buracos com saibro no restante deste mês”, finaliza a nota.
Já a Caixa confirmou que, no dia 10 de dezembro, solicitou à prefeitura complementações no projeto. “Após a conclusão da análise, a prefeitura estará apta a realizar a licitação da obra”, diz a nota.
Produção: Guilherme Freling