Lady comportamento
Aprenda a negociar os presente de natal com seu filho
Especialista ensina qual a melhor maneira de não frustar as crianças
Aberta a temporada de negociação com o Bom Velhinho! Um dos momentos mais aguardados do ano pela criançada está chegando. Além de todo o significado religioso, Natal também é época de trocar presentes, o que deixa a gurizada eufórica.
Mas, em tempos de crise, nem tudo que os pequenos querem cabe no orçamento. Por isso, a psicóloga infantil Elisa Steinhorsd dá algumas dicas para que a negociação dos pedidos ao Papai Noel fique boa para os dois lados. Confira
Cinco dicas criativas e baratas para deixar sua mesa linda à espera dos amigos
Dos três aos cinco anos
1) O ideal é tentar substituir o que a criança quer por algo semelhante de menor valor. Nesta idade, o que elas desejam mesmo é o brinquedo, independentemente da marca.
Entre seis e dez anos
2) O recomendado é não romper acordos com a criança, caso os pais tenham se comprometido a dar algum presente específico porque ela teve bom comportamento e ótimas notas na escola, por exemplo.
Se estiver difícil de dar conta, vale conversar com toda a família (tios, avós e padrinhos) e propor dividir o presente. Neste caso, deixe claro para a criança que o que ela vai receber é de toda a família.
Cinco passos para fazer sua guirlanda de Natal
Acima de dez anos
3) Se a criança não acredita mais em Papai Noel, o ideal é que os pais conversem com ela e digam verdade,estipulando um valor para o presente.