Noveleiros
Final feliz e reflexão marcam último capítulo de "Os Dias Eram Assim"
Supersérie, que retratou anos difíceis da Ditadura no Brasil, chega ao final hoje à noite
Mais uma passagem de tempo traz os personagens de Os Dias Eram Assim . No último capítulo, que vai ao ar hoje, Renato (Renato Góes) e Alice (Sophie Charlotte), mais velhos, participam de uma manifestação contra o governo atual. Aos gritos de "Diretas Já", eles lembram que a atualidade se parece muito com os tempos de antigamente.
Leia mais
"Os Dias Eram Assim": Julia Dalavia emociona o público com personagem portadora de HIV
Michele Vaz Pradella: "Tramas na reta final mexem com as emoções do público"
O maior vilão terá um final trágico, segundo o jornal Extra, como era de se esperar. Vitor (Daniel de Oliveira) morre em um acidente de carro, na ponte Rio-Niterói. A tragédia abala profundamente Cora (Susana Vieira). A perua enlouquece e termina os seus dias preparando o quarto do filho, que acredita estar prestes a voltar para casa.
Quem se despede também é Nanda (Julia Dallavia), depois de lutar bravamente contra o HIV. A jovem acaba sendo vencida pelo vírus, ainda na época em que havia poucos recursos disponíveis.
Com uma trama bem-amarrada e uma reconstrução histórica benfeita, Os Dias Eram Assim tinha tudo para ser um sucesso. No entanto, as autoras, Angela Chaves e Alessandra Poggi, se perderam no didatismo. Talvez, teria sido melhor focar mais nos dramas pessoais dos personagens do que ficar dando aula de história.
Na reta final, a trama ganhou fôlego, principalmente, o drama de Nanda, brilhantemente interpretada por Julia. Foi importante mostrar que, até pouco tempo, a aids era quase uma sentença de morte, reforçando a relevância de continuarmos atentos a uma doença que continua sendo uma ameaça. Os dias foram assim, conturbados como mostrou a supersérie da Globo.
Valeu pelo clima retrô, embalado por belíssimas canções que nunca saem de moda.