Noveleiros
"O Outro Lado do Paraíso": Internada em hospício, Clara planeja se vingar de Sophia
A jovem passará por maus bocados nos próximos capítulos
Sedenta pelas esmeraldas, Sophia (Marieta Severo) arma um plano diabólico para tirar Clara (Bianca Bin) de seu caminho. De quebra, a vilã dá uma forcinha para que a filha Lívia (Grazi Massafera) assuma a criação do pequeno Tomás, com direito ao marido dos sonhos, Renato (Rafael Cardoso).
Com ajuda de Lívia, do psiquiatra Samuel (Eriberto Leão), do juiz Gustavo (Luis Melo) e do delegado Vinícius (Flavio Tolezani), Sophia consegue internar Clara em um hospício, afastada de tudo e de todos. Gael (Sergio Guizé) também será enganado, já que a mãe o faz pensar que a esposa fugiu.
Internada, Clara tentará a todo custo provar que não está louca, mas seu esforço é em vão. Assim, a mocinha ingênua começa a alimentar muito ódio dentro de si e faz uma promessa:
— Um dia vou sair daqui. Vou sair. E vou me vingar de todos que fizeram mal. Do delegado. Do psiquiatra. Do juiz. Um por um. Olho por olho, dente por dente. E dela, da mentirosa que me chamava de querida. Vou me vingar da Sophia. Vou te destruir Sophia. Eu vou me vingar de todos, todos! Mais que tudo, vou recuperar meu filho.
Falando nisso, a vingança de Clara, bem como a passagem de tempo de 10 anos, devem começar antes do previsto. Segundo o Extra, o diretor Mauro Mendonça Filho mandou um e-mail para toda a equipe, avisando que a novela teria vários cortes e ajustes:
"Sentimos que a primeira fase cumpriu maravilhosamente seu papel, os números são bons, a repercussão é altamente positiva, mas que não vale a pena esticar a corda da história e provocar desgastes desnecessários", escreveu ele.
Na última semana, a cena em que Estela (Juliana Caldas) é trancada no quarto pela mãe para não ir ao casamento de Samuel foi simplesmente descartada. Houve apenas uma menção ao episódio, em conversa entre Lívia e Sophia. Nos bastidores, segundo o Uol, comenta-se que o primeiro grupo de discussão com telespectadores mostrou que há um certo exagero nas sequências de preconceito e violência doméstica.