Entretenimento



Estrelas da Periferia

Da Restinga para o mundo: G Christovam conquista a América Latina

Com toque da cultura cigana, o porto-alegrense de 28 anos lança hoje “Mel com Dendê”, sua nova música autoral

12/03/2024 - 14h28min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Lucas Miranda / Reprodução
Da Restinga, Guilherme quer ser reconhecido como artista latino

A música sempre esteve presente na vida de Guilherme Augusto Christovam, 28 anos, enquanto ele crescia na Restinga, zona sul de Porto Alegre. O cantor, que também é compositor, produtor e multimídia, lança Mel com Dendê hoje com participação de Raffa Sant's. O lançamento segue a identidade do artista, que se inspira na cultura latina.

— Mel com Dendê traz referências de grandes sambas e músicas da Bahia, com o balanço do afrobeat e muita sensualidade — revela Guilherme.

Inspirações

O artista deixa bem claro que para ele não havia outro caminho:

Arquivo Pessoal / Reprodução
Guilherme cresceu rodeado pela música

— Lá em casa sempre tinha um tambor presente.

Ele cresceu sob a influência do tio e padrinho, Rubens, que comandava a banda marcial da escola onde o sobrinho estudou e aprendeu a tocar instrumentos, tanto de percussão como de corda.

Inspirado na mãe, Marlise, que é fã do cantor Ricky Martin, e na avó, Eunice, uma amante do samba, G Christovam junta suas raízes latinas com o toque da cultura cigana. Assim, mistura o português com o espanhol e o trap com o flamenco.

O primeiro lançamento de G Christovam cumpre muito bem esta proposta. A música Perfumes e Flores foi lançada no começo de fevereiro, com um videoclipe que já alcançou 100 mil visualizações no YouTube.

Além do público local, a música agradou aos nossos “hermanos”, tocando, inclusive, em uma rádio de Bogotá, na Colômbia.

Ele conta que alcançar um público novo nas plataformas de distribuição de música é difícil, mas Perfumes e Flores, lança a pouco mais de um mês, foi ouvida por 200 mil pessoas no Spotify, ultrapassando mil ouvintes em países como México, Colômbia e Argentina.

Guilherme conta que como artista independente não esperava tanta repercussão internacional. Mas, a partir disso, direcionou sua carreira.

O cantor tem planos de colaborar com artistas de países vizinhos, como a Argentina, local onde sua música chegou a entrar na lista de traps mais ouvidos.

— O foco é fazer algo para que as pessoas de qualquer lugar de língua espanhola e portuguesa possam entender o que estou cantando e receber a mensagem. Quero ser reconhecido como um artista latino-americano — diz Guilherme.

Para ele, um cantor gaúcho cantar para a América Latina faz mais sentido do que para o sudoeste do país, por exemplo.

— A gente é muito mais próximo da cultura Charrua, por exemplo, do Tango, da Cumbia. Eu acho que tem tudo a ver — explica G.

Previsão

Para chegar nesta fase, Guilherme percorreu um longo caminho. Ele entrou no cenário musical com o funk, em 2012, como Guilherme LK, onde aprendeu a desempenhar diversos papéis no processo de criação musical.

Mas, após diversas decepções e consequências da pandemia, ele parou de trabalhar com o funk e, inspirado pela avó, que sempre o incentivou a criar conexão com o mundo, foi viajar e explorar novas culturas.

A diversidade de sabores, ritmos e pessoas reavivou sua paixão pela música. Além disso, a ligação espiritual que a sua família tem com os povos ciganos fez com que ele não deixasse a carreira artística e persistisse nela.

— A cigana da minha mãe disse que eu tinha um caminho lindo na música ainda — conta Guilherme, que não acreditou, como decidiu enaltecer e homenagear a cultura cigana sempre que possível em sua arte. No clipe de seu primeiro lançamento, elementos dessa cultura, como o baralho, são protagonistas.

Com o nome G Christovam, escolhido como uma forma de honrar o sobrenome de sua família, ele voltou com tudo para o mundo da música, acreditando no destino previsto pela cigana — que já podemos afirmar: estava certa.

PITACO DE QUEM ENTENDE

Dono do estúdio Usina do Beat e especialista em produção musical, o rapper Rafadélico comenta sobre o artista:

— Jogou tempero em suas músicas! Cantar em duas línguas, abrangendo para públicos de outros países, eleva o nível da nossa cena. Alta qualidade do som e do visual.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para camila.mendes@diariogaucho.com.br

Para falar com o artista, ligue para (21) 96960-4383


* Produção: Camila Mendes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias