Estrelas da Periferia
Rapper porto-alegrense Magoo 051 se prepara para o lançamento de músicas inéditas
Artista conta como a parceria e a união com os colegas de profissão o ajudaram a se manter focado em seu objetivo durante a tragédia climática que assolou o RS em maio
O artista do trap, rap e funk, Wuelerson Nicolau Prates, 25 anos, se prepara para lançar um trabalho que reflete todos os anos de sua carreira. Ele é um dos talentos da gravadora Haze Vision, já conhecida da coluna.
Com o nome de Magoo 051, ele lançará em setembro a Undertape, uma mixtape com cinco músicas autorais inéditas. Mas não foi fácil chegar até aqui.
Para seguir os sonhos
Antes de adotar o nome artístico Magoo 051, Wuelerson serviu ao Exército. Mas, segundo ele, a rigidez da carreira militar o impedia de explorar sua paixão pela música. Em 2020, decidiu sair do Exército para focar no que realmente queria fazer: arte.
Entre os objetivos que pretende conquistar, a família está em evidência: quer ajudar sua mãe a realizar o sonho de cursar Medicina, além de prover um futuro melhor para seu filho, que está para nascer.
— Minha meta com a música não é ficar famoso, eu quero só dar uma vida digna para minha família — diz o artista.
Desafios
Magoo foi criado no Lami. Depois, morou na Restinga e na Santana. Mas residia no Parque dos Maias quando a enchente começou. A casa dele ficava próxima a um valão, quase na divisa com Alvorada, o que fez com que o local fosse considerado uma zona de risco por um bom tempo. Ele precisou sair de casa com a companheira, a mãe e os animais de estimação para um local seguro.
Neste período, Wuelerson, que trabalha como pintor em uma construtora e teve suas funções suspensas, se dedicou a ajudar no resgate de animais e pessoas afetadas pelo desastre climático.
— Foi um período muito complicado, ficamos sem poder fazer shows e atrasou um pouco nossos planos — afirmou.
Magoo 051 tem se dedicado à criação de faixas autoriais desde que começou sua carreira musical em 2020. O resultado é seu próximo lançamento, uma obra que reflete a diversidade e a evolução de sua arte dentro do trap:
— A mixtape é um pouco de tudo que eu venho criando nesse tempo. Claro, tem muito mais que isso, mas a mixtape representa todo esse trabalho.
Como o estúdio da gravadora Haze Vision é em Eldorado do Sul, uma das cidade mais devastadas pela enchente, o processo de produção das faixas foi afetado.
— Eu não tinha acesso ao estúdio, só conseguia trabalhar no que estava pronto. Não consegui lançar, ficamos parados por algum tempo, sem fazer show, sem fazer eventos — lamenta.
Sem perder a força
Assim que a água baixou, a parceria e amizade foram importantes para a motivação e resistência do artista. Ele conta que a proximidade com os colegas da gravadora foi decisiva neste momento.
— O que realmente fez eu manter a força nesse tempo foi ver o quanto eu e meus manos estávamos empenhados para fazer dar certo. Mesmo perdendo muita coisa, a gente olhou e viu que ainda tinha um ao outro — concluiu.
A união também foi decisiva no âmbito familiar. Muitos dos parentes foram atingidos, mas nada enfraqueceu o forte laço:
— Alguns parentes meus perderam algumas coisas, mas como família unida, a gente logo deu um jeito e ninguém se apertou.
O lançamento de Undertape está programado para setembro e vai ser um marco não só de sua dedicação, mas do recomeço após a enchente. Esta nova fase representa, também, um ponto alto da carreira de Magoo, que, mesmo com todos os desafios, segue com sentimento da gratidão:
— Grato por tudo. E eu sei que agora só tem a melhorar.
Como ajudar Magoo 051
Para entrar em contato com o artista: (51) 99345-.1439
Siga nas redes sociais: @wxmagoo
* Produção: Camila Mendes