Entretenimento



DELAS

Documentário que homenageia líderes comunitárias da Capital é lançado

Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as sextas-feiras

10/01/2025 - 13h53min

Atualizada em: 10/01/2025 - 13h56min


Giordana Cunha
Giordana Cunha
Enviar E-mail
Alvaro Bonadiman / Palácio Piratini/Divulgação
Gravações foram feitas no Palácio Piratini

Em agosto do ano passado, a coluna falou sobre a exposição Donas da História 2, que homenageou as líderes comunitárias de Porto Alegre Rozeli da Silva (Restinga), Sandra Ferreira (Ilha do Pavão), Catarina Machado (Cohab/Rubem Berta), Elis Regina de Vargas (Ocupação 20 de Novembro), Marli Medeiros (Bom Jesus) e Iracema Gãh Té (Morro Santana), no Palácio Piratini. Na mostra, retratos das homenageadas foram reinterpretados pelos artistas Moara Tupinambá, Tiago Madruga, Rusha, Silvana Mendes, Uendel Nunes e Renaya Dorea, que trabalham com a técnica da colagem digital. A curadoria foi da historiadora da arte Izis Abreu. 

Agora, as histórias destas seis mulheres estão registradas em formato audiovisual.  Foi lançado um documentário sobre a mostra, em que elas falam sobre suas trajetórias, temas sociais, desafios enfrentados em suas comunidades 

e lutas. Os depoimentos foram registrados no Piratini, com captação de imagens nas áreas onde atuam. Marli Medeiros, falecida em 2018, é representada no vídeo pela neta, Marina Schmitt.  

Dizer que esta produção é apenas uma homenagem a elas seria muito simplório. Para além disso, o vídeo também se propõe a dar destaque às vozes que historicamente não tinham lugar em espaços de poder, dominantemente ocupado por homens brancos, construindo uma narrativa histórica mais plural e inclusiva.

– Nós, mulheres de comunidades, combativas no enfrentamento ao racismo, genocídio da população negra, indígena, quilombola, LGBT, atuamos incansavelmente nos territórios periféricos de Porto Alegre; temos orgulho do nosso trabalho social e político e da importância dele.Participar da exposição fotográfica e do documentário foi uma experiência incrível para mim e para a comunidade do Rubem Berta – conta a líder comunitária e doutoranda em Geografia Catarina.

"Donas da História 2" nas comunidades

Alvaro Bonadiman / Palácio Piratini/Divulgação
Exposição homenageia seis mulheres

Visando a promoção do acesso à arte e à cultura, a mostra, agora, começou a ser exposta nas comunidades onde as homenageadas atuam. 

– A presença da exposição no local de origem dessas histórias possibilita que os moradores se identifiquem, celebrem suas raízes e reflitam sobre o protagonismo feminino no enfrentamento das desigualdades – diz Izis.

A primeira parada é a ONG Renascer da Esperança, projeto idealizado por Rozeli da Silva no bairro Restinga, no extremo sul de Porto Alegre. Ainda não há datas definidas para os outros bairros, uma vez que algumas instituições ainda passam por reformas na estrutura por terem sido afetadas pela enchente. 

A ideia é, segundo a curadora, também exibir o documentário nos locais que possuem infraestrutura para isso. A mostra pode ser visitada virtualmente, de graça, neste link. O documentário está disponível, também de forma gratuita, aqui


MAIS SOBRE

Últimas Notícias