Saúde
Saiba quais os sintomas e o que a prefeitura de Viamão está fazendo para controlar avanço da meningite
Uma criança morreu e outra está internada em estado grave em razão da doença
Uma morte e outro caso grave de meningite em crianças de quatro e cinco anos, em uma escola no bairro Águas Claras, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deixaram a população local em estado de alerta. Segundo a secretária de saúde do município, Sandra Sperotto, não há motivo para pânico.
- Nós fomos até a comunidade e fornecemos o antibiótico para as crianças que ficaram próximas por bastante tempo daqueles que tiveram a suspeita da doença, outras pessoas que tiveram longo contato fora da escola, além dos professores.
Meningite transmitida por parasita avança no Brasil
Em 2014, temor de surto de meningite fez procura por vacinas disparar em Porto Alegre
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os casos em Viamão foram de meningite bacteriana do tipo B.
A vacina da meningite entrou para o calendário de vacinação em 2009. Contudo, na rede pública, há apenas a vacina para o tipo C. Na rede privada, estão disponíveis os tipos A, C, W e Y. Para o tipo B, ainda não existe vacina no mercado.
Como saber se está com meningite
Fique atento aos sintomas da meningite
Febre alta, dor de cabeça, vômito e rigidez na nuca são sintomas clássicos da doença. No entanto, a secretária exalta a importância de consultar um médico e garante que o sistema municipal de saúde recebeu um informe epidemiológico que alerta sobre a doença. As escolas do município também foram orientadas quanto às medidas de prevenção.
Como a doença é transmitida por meio de secreções orais e nasais, Sandra Sperotto afirma que "o importante nesse momento é manter os ambientes arejados".
Leia mais notícias do dia
Curta a página do jornal no Facebook
* Diário Gaúcho